pt en
+ -

HDI Seguros

Olá, sou a Sofia, atendente virtual da HDI. Por favor me conte no que posso te ajudar.

Novidades

3 passos para se organizar financeiramente

Publicado em 21/03/2023

Seja morando sozinho, com os pais ou já com a sua própria família, as finanças merecem tempo dedicado para que as contas não virem uma bola de neve. Além disso, tendo controle financeiro, o dinheiro pode começar a trabalhar a seu favor através dos investimentos disponíveis no mercado, como Tesouro Direto e Bolsa de Valores, por exemplo.

Um demonstrativo de que como lidar com o dinheiro é importante para o desenvolvimento pessoal e deve fazer parte da educação desde cedo é o programa Aprender Valor, promovido pelo Banco Central. O projeto tem o objetivo de levar conhecimento financeiro aos estudantes de escolas públicas de ensino fundamental em todo o Brasil e já atende mais de 1,2 milhão de crianças e adolescentes, segundo site do governo.

1. Registre todos os seus ganhos e custos


Nem de longe essa tarefa será prazerosa no início, mas se você tem sonhos e objetivos que dependem de economizar, quando você colher os frutos, você compreenderá ainda mais o porquê de todo esse planejamento. A forma de registrar fica a seu critério, planilha no Excel, aplicativo e até mesmo papel são ótimas opções. E a sugestão é que você anote todos os seus ganhos, ou seja, salário, bicos, aluguéis, presentes em dinheiro ou qualquer outra fonte de renda que teve dentro do mês. Os gastos também entram nessa, então, conforme vai comprando, também vá anotando. Se deixar para registrar tudo ao final do mês, certamente você não se lembrará de todas as informações e a conta não será compatível à realidade.

2. Divida os gastos em categorias


Separando cada gasto que teve no mês em diferentes grupos te ajudará a observar o que está demandando mais despesas e, assim, você conseguirá brecar compras impulsivas e/ou desnecessárias, por exemplo. Uma sugestão é dividir por contas fixas da casa, como aluguel, condomínio, luz, água e internet, mercado, transporte e lazer. Se você for uma pessoa que viaja com frequência, também adicione a categoria de viagens. Assim, você vai adaptando o controle conforme a sua rotina e as suas necessidades.

3. Estabeleça objetivos claros


Com ou sem uma meta, organizar-se financeiramente é importante para ter mais segurança ao gerir seu próprio dinheiro. Entretanto, quando se tem um propósito, como realizar uma viagem no final do ano em família, dar entrada em um imóvel próprio ou investir em um novo carro, você pode se sentir mais motivado a sentar para planejar as finanças.


Agora o negócio é focar nas suas metas, registrar tudo e ler mais uma matéria bem rapidinha sobre como fazer um planejamento financeiro anual!

Dúvidas?