pt en
+ -

HDI Seguros

Olá, sou a Sofia, atendente virtual da HDI. Por favor me conte no que posso te ajudar.

Novidades

5 exercícios de baixo impacto para começar a se movimentar

Publicado em 12/04/2023

Cada vez mais, a rotina intensa contribui para uma vida mais lenta e sedentária, se tornando um fator de risco para problemas de saúde. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, se exercitar vai muito além do cuidado exclusivamente estético, pois estimula o movimento do corpo, auxiliando no combate de doenças, além de melhorar a capacidade cognitiva e diminuir os níveis de estresse e ansiedade.

Uma boa alternativa para quem deseja levantar da cadeira e começar a se mexer são os exercícios de baixo impacto. Continue a leitura para saber quais são eles e os seus principais benefícios.

O que são exercícios de baixo impacto?


São atividades físicas de nível mais baixo, ou seja, que geram menos impacto e esforço do corpo e que não têm compromisso competitivo, mas sim com o lazer, diversão e, principalmente, com a saúde dos indivíduos.

São mais indicados para quem possui algum tipo de restrição física, de saúde de forma geral, ou por conta da idade, mas isso não significa que outras pessoas não possam praticar. Em alguns casos, essas atividades são a porta de entrada para exercícios de maior impacto, como musculação, futebol e vôlei, por exemplo.

Quais são os exercícios de baixo impacto mais comuns?


Grande parte das atividades físicas que separamos aqui são bem conhecidas. Vale ressaltar que além dessas, existem outras centenas, que você pode buscar e conhecer mais!
Confira a lista que montamos com alguns dos exercícios populares:

Caminhada


Quando o assunto é atividade física com menos impacto, a caminhada é sempre lembrada graças à simplicidade da sua execução: basta colocar uma roupa e acessórios adequados, levar uma garrafinha de água para se manter hidratado e andar no ritmo que se sentir confortável.

Essa prática é muito comum, em especial na terceira idade, em que as pessoas transformam ruas, avenidas, parques e praças em pistas para caminhar!

Natação


Ao lado da caminhada, é um dos esportes de baixo impacto mais lembrado e procurado. Nadar auxilia no fortalecimento dos ombros e melhora as funções pulmonares.

Pilates


É uma boa opção para quem curte atividades individuais ou em grupos de poucas pessoas. Mesmo ocorrendo de forma mais lenta quando comparada a musculação, o pilates também trabalha o fortalecimento e alongamentos dos músculos, além de auxiliar na melhora da postura e respiração.

Yoga


É uma boa pedida para quem quer aprimorar a flexibilidade corporal, fortalecer a musculatura e controlar melhor a respiração. Além das vantagens para o corpo, o yoga também tem um forte impacto na saúde mental, melhorando a capacidade de concentração, relaxamento e gerenciamento das emoções.

Patinação


Andar de patins é uma forma leve e divertida de se exercitar. Além de trabalhar o equilíbrio, a patinação atua diretamente nas musculaturas inferiores do corpo, como pernas, coxas e glúteos. Contudo, não se esqueça de utilizar equipamentos de segurança, como capacetes, joelheiras e cotoveleiras.

Escolha o exercício que mais combina com você e movimente-se!



Antes de escolher um esporte para praticar, seja ele de baixo ou alto impacto, lembre-se de falar com o seu médico para que ele possa te liberar. Dependendo do seu objetivo, esse profissional pode indicar as melhores alternativas, de forma que não comprometa a sua saúde.

A prática esportiva traz benefícios tanto para o corpo quanto para a mente. Pesquise, fale com conhecidos e busque saber mais sobre alguma atividade que tenha despertado interesse e que seja facilmente integrada à sua rotina!

Dúvidas?