pt en
+ -

HDI Seguros

Olá, sou a Sofia, atendente virtual da HDI. Por favor me conte no que posso te ajudar.

Novidades

6 dicas infalíveis de como gerir uma frota de veículos leves

Publicado em 24/05/2023

Com muitos detalhes a serem considerados, a gestão de uma frota de veículos leves pode ser complexa se você não seguir um planejamento estratégico adequado. Além da diferença em tamanho, os veículos leves, como carros de passeio e picapes/caminhonetes, exigem calendário de manutenção diferenciado e treinamento específico para os motoristas, por exemplo.

Pensando em todas as particularidades em administrar uma frota de veículos leves, trouxemos algumas dicas de como ter sucesso nesse processo:

1. Acompanhe os trajetos dos motoristas


A conscientização sobre a finalidade do uso do veículo aos motoristas é muito importante para que resolução de questões pessoais não entrem dentro do itinerário. Analisar recibos e custos de abastecimento ajudará a controlar os deslocamentos.

2. Atente-se ao calendário de revisões e manutenções


Seguir à risca os períodos de revisão e manutenção da frota fará com que a vida útil dos veículos seja maior, assim como a segurança dos colaboradores. Adiar a ida à oficina acelera o desgaste das peças e coloca em risco a vida dos motoristas.

3. Controle os custos


A dica aqui é gerenciar de perto os gastos dos veículos e seus comprovantes, organizando-os de forma que seja fácil o acesso e a procura pelo que precisa. Isso evite que recursos sejam gastos em excesso.

4. Faça uma previsão de despesas


Para conseguir antecipar ações de redução de custos ou remanejamento de rotas, elaborar uma previsão de despesas para os próximos meses com base no gasto médio em combustível para cada veículo, considerando a quilometragem normalmente percorrida, é um bom caminho.

5. Estar pronto para enfrentar imprevistos


Acontecer situações que não se esperava já é comum, quando envolve o trânsito, torna-se ainda mais corriqueiro. Desenhar as rotas, analisar riscos e prevenir possíveis problemas são atitudes que você pode tomar para estar apto a se adaptar a mudanças que possam ocorrer no decorrer do caminho.

6. Analisar dados


Sentar, organizar e investigar dados reais e confiáveis é essencial para a estratégia do seu negócio, como quais e quantos veículos formam a frota, qual o estado de cada um, qual o custo mensal para cada carro, quantas vezes tiveram que acionar conserto etc.

E para proteger sua frota de 1 a 4 veículos leves, como carros de passeio e picapes, conte com o HDI FROTA LEVE, o seguro da HDI para empresas que se preocupam em garantir mais segurança aos seus colaboradores.
Para saber mais, fale com o seu corretor!

Dúvidas?