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7 passos para abrir um negócio do zero

Publicado em 04/05/2023

Empreender é uma arte e, para ser o dono da obra, estudar sobre o mercado, o segmento, o público, os canais de vendas e o produto e/ou serviço deve estar no topo da lista de afazeres. A jornada pode ser de altos e baixos, mas quando há esforço e dedicação, os frutos podem ser bem maiores do que imaginou antes de dar o primeiro passo.

Aqui, vamos expor algumas dicas decomo abrir um negócio começando do zero, evitando erros comuns que podem prejudicar o seu projeto.

1. Escolha o tipo de negócio


Talvez essa seja a decisão mais importante desse início da trajetória. Selecionar a área que quer empreender exige muita pesquisa, tanto sobre os prós quanto sobre os contras de cada segmento do mercado. Atente-se a optar por algo que resolva algum problema, atenda alguma necessidade, inove algum processo ou melhore a qualidade de vida das pessoas. Sua ideia precisa ter um diferencial para que tenha destaque e ganhe o público.

2. Aprofunde-se


Com a área escolhida, agora é hora de se aprofundar em todas as variáveis que envolvem abrir o seu negócio, como procura por um espaço físico ou digital, quadro de funcionários, equipamentos necessários, valor de investimento e até mesmo questões legais.

3. Estude o público por completo


Conhecer as dores, as necessidades e os desejos do seu cliente é indispensável para desenvolver um produto ou serviço realmente único e competitivo. Sexo, idade, classe social e localização já não bastam para entender a fundo o perfil do seu público-alvo. Você precisará ir além, descobrir seus hábitos, comportamentos, motivações e preocupações e criar uma persona para o negócio, que nada mais é do que uma representação fictícia do seu cliente ideal, que te ajudará a definir o tom de voz da sua marca e criar conexões reais com as pessoas.

4. Você precisa ser encontrado


De preferência, facilmente encontrado. Para isso, é importante entender a jornada do seu cliente, ou seja, a experiência que ele tem desde o primeiro contato com a empresa até o pós-venda. Assim, você descobrirá o caminho para conquistar novos clientes e encantar os que já consumiram o seu produto.

5. Organização é tudo


E para manter os fluxos no eixo, organização é a palavra-chave. Ferramentas, como planilha e aplicativos de organização, podem te ajudar a visualizar melhor informações coletadas, processos e estratégias.

6. Atitude


Empreender requer iniciativa, determinação e atitude. Tudo isso para não ter medo de colocar a mão na massa, ter compromisso para entregar o melhor ao consumidor e alcançar a autoridade no setor, o que todo empreendedor almeja.

7. Proteja o seu negócio


E, por fim, mas não menos importante, ter a proteção e o suporte que um seguro empresarial pode proporcionar, será essencial no crescimento do seu negócio , uma vez que os imprevistos e as emergências não ocuparão o seu tempo, podendo investi-lo em melhorias de processos, vendas, resultados, estratégias etc.

Para saber mais sobre o HDI empresa, suas coberturas e assistências, fale com o seu corretor. Se preferir, acesse

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