pt en
+ -

HDI Seguros

Olá, sou a Sofia, atendente virtual da HDI. Por favor me conte no que posso te ajudar.

Novidades

10 alimentos que cachorros não podem comer

Publicado em 12/04/2022

Quem tem um cachorrinho certamente já o viu pedindo alguma comida. Embora seja praticamente impossível resistir às fofíssimas carinhas que ele faz, é necessário ter atenção: existem alimentos que devem ficar distantes do seu animal de estimação, pois podem causar complicações na saúde.

 

Para te ajudar a cuidar do seu filhinho de quatro patas, separamos 10 alimentos que o seu cão não deve comer. Confira!

 

  1. Cebola e alho

    Embora sejam alimentos comuns para temperar pratos dos humanos, a cebola e o alho são perigosos para o seu cachorro. Isso porque eles possuem alicina e dissulfeto de alipropila, substâncias que oxidam as células vermelhas do sangue. Caso consumidos em excesso, eles podem causar anemia no seu pet.
     
  2. Chocolate

    Chocolate é uma delícia, não é mesmo? Infelizmente, este é um alimento que não pode ser oferecido para o seu pet! Esse doce, além de calorias e açúcares, possui uma substância chamada teobromina, que é tóxica para o seu cão, podendo causar vômito, diarreia, desidratação e até alterações cardíacas.
     
  3. Abacate

    O abacate possui, no caroço, fruta e casca, uma substância chamada persina, que é muito nociva não só a cachorros, mas também aos pássaros, podendo causar diarreias graves.
     
  4. Uva

    consumo de uva, assim como de uvas passas, pode gerar insuficiência renal aguda, mesmo que não existam estudos conclusivos sobre qual é a substância encontrada nessa fruta que é tóxica aos cães.
     
  5. Cafeína

    Muito parecido com o chocolate, a cafeína também é nociva aos cachorrinhos. Ao atuar no sistema nervoso central, ela pode causar agitação, alterações na frequência cardíaca e na respiração, tremores e até convulsões. Mas é necessário ter atenção: a cafeína não está presente apenas no café! Alimentos à base de cacau, chás e refrigerantes são outras comidas que podem conter essa substância.
     
  6. Ossos naturais

    Embora seja muito comum a retratação de cães comendo ossos naturais de animais, como bovinos e aves, por exemplo, eles são muito duros e podem quebrar os dentes do seu companheiro, podendo gerar possíveis infecções. Os ossos de galinha podem se quebrar em lascas e machucar tanto a boca quanto outros órgãos do sistema gastrointestinal do pet.
     
  7. Frutas cítricas

    Mesmo em pequenas quantidades, alimentos cítricos, como limão, laranja e abacaxi podem gerar irritações no sistema dos cães, ocasionando vômitos, diarreias e outros problemas.
     
  8. Laticínios

    Os cachorrinhos, assim como outros pets, não podem tomar leite de vaca, com risco de diarreia e outros problemas digestivos. Caso o animal de estimação seja um filhote, existem opções de leite adequadas para eles.
     
  9. Adoçantes

    Adoçantes como o xylitol, comum em doces e bebidas, podem causar problemas no fígado do seu filho de quatro patas.
     
  10. Bebidas alcoólicas

    Deve-se ter muito cuidado, pois a mínima quantidade de bebida ingerida pelo seu cão pode causar vômitos, coma e, em certos casos, até levar à morte.

 

O que posso dar para o meu cachorrinho comer?

 

Agora que você conheceu 10 alimentos que não podem ser dados ao seu pet, fica a pergunta: o que posso oferecer para o meu cãozinho comer? O ideal é tomar muito cuidado com a alimentação do seu cão. Assim como os humanos, eles podem desenvolver problemas e doenças, como anemia, obesidade e problemas renais, ocasionados por uma alimentação inadequada.

 

Sempre que cogitar incluir algo novo ou mudar a alimentação do seu cachorrinho, busque por orientações do seu veterinário de confiança, ou um nutricionista de pets e retire todas as suas dúvidas.

 

E além de uma alimentação balanceada, seu amigo merece um ambiente confortável e tranquilo para morar, né? Confira aqui algumas dicas para colocar isso em prática!

Dúvidas?