Casa Protegida Mente Tranquila
Publicado em 05/09/2017
Nem sempre os seguros no Brasil foram comercializados no formato que temos hoje. Há pouco mais de 20 anos, não era possível incluir coberturas adicionais de maneira fácil, por exemplo. Quando um cliente buscava proteção maior para o lar ou qualquer outro bem, era necessário adquirir as coberturas separadamente, o que gerava preços mais altos e até confusões em casos de sinistro, já que era difícil identificar em meio a tantas apólices qual era a que melhor cobria o risco em questão. Isso tudo mudou a partir dos anos 90, quando o mercado passou a oferecer os chamados seguros compreensivos, que permitem a contratação de várias coberturas em um mesmo contrato.
Quem planeja aderir a um seguro residencial hoje deve ter em mente que esses produtos contam com cobertura básica, coberturas adicionais e oferecem também as assistências 24 horas. Cada uma delas possuem características diferentes. Vamos a elas!
Cobertura Básica
É a cobertura padrão do seguro escolhido e sem ela não é possível fechar negócio. Os eventos cobertos nessa categoria compreendem proteção ao imóvel em casos de Incêndio, Raio e Explosão. No entanto, há empresas no mercado, como a HDI Seguros, que também incluem na lista proteção para casos de Queda de Aeronaves.
A Cobertura Básica tem como principal função indenizar o cliente pelas perdas e/ou danos materiais causados ao imóvel e também aos bens de seu interior em sinistros resultantes desses tipos de evento, sempre respeitando o limite máximo de indenização que foi estabelecido na apólice.
Coberturas Adicionais
São todas as outras coberturas não contempladas na Básica e que permitem que o cliente molde o seguro como desejar. O mercado trabalha com opções variadas, desde cobertura para casos de roubo e furto de bens, quebra de vidros, danos elétricos, até episódios de ruptura de tubulações, danos morais, fenômenos como vendaval, furacão, granizo, entre outros.
Com tantas opções, é importante que o futuro segurado estude quais delas são as mais adequadas ao seu lar e a sua realidade. Assim como a Básica, as Coberturas Adicionais também têm o caráter indenizatório caso as condições do imóvel sejam comprometidas. É exigida a adesão de pelo menos uma cobertura adicional para a efetivação do seguro.
Assistências 24 horas
Diferente das coberturas, as Assistências 24 Horas não contemplam indenização ou reembolso. Elas possuem como característica básica a prestação de serviços para reparos no imóvel ou nos bens de seu interior. Limpeza de caixa d’água, envio de caçamba para entulho, conserto de eletrodomésticos, instalação de chuveiros e até mesmo funeral familiar são alguns dos exemplos de serviços disponíveis.
Nesses casos, o cliente deve entrar em contato via central de atendimento da seguradora e requisitar o serviço. Um profissional será enviado ao local para fazer o reparo.
Assistência 24 horas X Cobertura Securitária
É comum que os segurados não saibam a diferença entre Cobertura Securitária e Assistência 24 horas. Para não se confundir, basta lembrar sempre que a Cobertura tem função de indenizar ou repor o bem que passou pelo sinistro. Já as Assistências têm a função de reparar de forma emergencial o bem que passou pelo sinistro. Por exemplo, caso quebre o vidro de uma janela de um imóvel que tenha cobertura para Quebra de Vidros, o cliente poderá acionar o seguro e pedir a indenização. Caso ele acione a Assistência 24 horas, um profissional especializado será enviado ao local para realizar o reparo emergencial da janela e, assim, não deixar o imóvel vulnerável.
Um seguro residencial pode trazer inúmeras facilidades para o dia a dia de quem valoriza o lar. Basta avaliar as opções disponíveis no mercado e escolher as coberturas e assistências que melhor atendem às necessidades da sua casa.