Saiba como colaborar com a segurança no trânsito
Publicado em 28/09/2021
A Semana Nacional do Trânsito é comemorada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro, prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro, tem o objetivo de incentivar com a sociedade um trânsito mais seguro.
Em 2021, o tema principal para ser conscientizado é “Pedestres e ciclistas: ver e ser visto”. Esse assunto foi escolhido ao analisar que no período noturno existe maior risco de acidentes envolvendo usuários vulneráveis devido à dificuldade de visibilidade.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), 8 a cada 10 pessoas que morreram em acidentes de trânsito no Brasil no ano de 2020 são homens e 90% dos acidentes envolvem motociclistas. Estudo realizado pela Rede SARAH de Hospitais de Reabilitação – Associação das Pioneiras Sociais relata que 73% dos entrevistados envolvidos em acidentes de trânsito atribuíram a culpa do acidente sofrido a atitudes humanas.
Pesquisa divulgada pela Abramet – Associação Brasileira de Medicina de Tráfego levantou que o número de acidentes envolvendo bicicletas no Brasil aumentou 30% no ano de 2021. Pensando nos dados acima, o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) aponta nesse mês de setembro a importância de ver e ser visto no trânsito, focando em motociclistas, ciclistas e pedestres, com o objetivo de reforçar a necessidade do uso de equipamentos e trajes que os tornem mais visíveis para carros e veículos que não apresentam tanta vulnerabilidade.
O número de ciclistas no país vem crescendo gradativamente graças a projetos governamentais de ciclofaixas, importância da preservação ambiental e sustentabilidade, mas também devido ao crescimento acelerado de plataformas de entrega. Esses fatores levam mais pessoas às ruas no período noturno e nem todas elas se equipam adequadamente.
A bicicleta é o meio de transporte alternativo mais popular no país e, assim como outros veículos, ela deve possuir equipamentos obrigatórios de segurança estabelecidos no artigo 105 do Código de Trânsito Brasileiro, são eles: campainha, sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais, e espelho retrovisor do lado esquerdo.
Também é altamente recomendado o uso de capacete, luvas, roupas claras ou chamativas e óculos para proteger os olhos, contra os insetos e possíveis detritos do asfalto. Para motociclistas as regras são bem parecidas, devem utilizar capacete, segurar o guidom com as duas mãos e usar vestuário de proteção, porém não há ainda uma regulamentação específica quanto à vestimenta adequada para os pilotos, ou seja, não são obrigatórios itens como jaqueta e botas, por exemplo.
Recorrer aos equipamentos de segurança corretamente é uma estratégia funcional para ser visto no trânsito e assegurar vidas, além de levar mais empatia para o ambiente com respeito e proteção.