pt en
+ -

HDI Seguros

Olá, sou a Sofia, atendente virtual da HDI. Por favor me conte no que posso te ajudar.

Novidades

Como conciliar carreira e maternidade?

Publicado em 08/05/2020

Cada mulher é uma mulher. Com estilos de vida, gostos, privilégios, limitações e responsabilidades diferentes. Isso quer dizer que não há uma fórmula que resolva todos os desafios de conciliar sua carreira como profissional e sua vida como mãe. A questão que queremos desvendar durante este texto é que: SIM, é possível vencer a dupla jornada com excelência.

 

De acordo com o especialista em gestão de carreiras, Luciano Salamacha, estabelecer e gerenciar relacionamentos interpessoais, executar diversas atividades ao mesmo tempo, entendimento de diversos assuntos, capacidade de rápida aprendizagem, sensibilidade, detalhismo, resiliência, perseverança e engajamento de equipe são algumas das habilidades encontradas tipicamente em mulheres que são mães dentro do mercado de trabalho.

 

Hoje em dia, além de proporcionar independência financeira ou compor a renda da família, trabalhar tornou-se um recurso que favorece a saúde mental e o desejo de realização pessoal para a mulher. Nada mais justo que seus estudos, preparos e experiências as levem para algum lugar de fato.

 

Em uma sociedade que julga, aponta o dedo e diz o que é certo ou não, as questões entre a carreira e a maternidade são infinitas: Ter ou não ter filhos? Qual a idade ideal para ser mãe? Eu vou dar conta de trabalhar e cuidar da minha família? Devo voltar ao trabalho? Por isso, listamos algumas dicas para que sua vida profissional e materna estejam em harmonia.

 

Você não é a primeira, nem a última, a passar por isso.

 

Às vezes, pensar que outras mulheres, com mais ou menos privilégios que você, já passaram pela mesma situação de dúvida, preocupação e cansaço e conseguiram vencer dá um certo alívio. Pense nisso todas as vezes que sentir que algo é impossível.

 

Não se cobre tanto.

 

A cobrança causa o sentimento de culpa, o que só te atrapalhará a enxergar as soluções com maior clareza. Procurar apoio de quem concilia o trabalho com a maternidade é um ótimo jeito de sair da sua bolha, observar com outros olhos e adaptar dicas que funcionam para outras mães para a sua rotina.

 

Programe seus horários.

 

É muito importante que você esteja totalmente entregue ao que se propor a fazer a cada hora do seu dia. Quando estiver com seus filhos, aproveite ao máximo, brinque, ajude na lição de casa, peça que ajude no preparo do jantar, faça com que o tempo, mesmo que curto, seja proveitoso. E quando estiver no trabalho, tente não pensar nas tarefas que te esperam em casa, foque no que está fazendo e viva uma hora de cada vez.

 

Use a tecnologia a seu favor.

 

Caso não consiga almoçar com seus filhos, tire alguns minutinhos do seu horário de almoço para ligar, saber como eles estão e matar um pouco da saudade. Manter o contato por mensagens também é excelente para amenizar a preocupação e conseguir ser mais produtiva durante o expediente.

 

Evite levar tarefas do trabalho para casa.

 

Equilíbrio é o ponto-chave para o sucesso no trabalho e dentro do seu lar. A jornada é dupla, mas cada uma deve ter seu horário e lugar determinados. Se você trabalha em casa ou estiver em home office neste momento, a dica é tentar manter uma separação saudável entre o trabalho e a família, para que um não afete o outro.

 

Não esqueça de VOCÊ.

 

Trabalhar e cuidar da família podem parecer suas prioridades, mas já pensou que sem você nada disso existiria? Reserve um tempo para fazer o que gosta, relaxar, cuidar do seu corpo e da sua mente. Que sejam 5 minutos por dia. Você merece.

Dúvidas?