Como cotar um seguro de automóvel?
Publicado em 09/09/2018
O que influencia do preço do seguro auto?
Diversos itens básicos influenciam no valor do seu seguro: idade do condutor, tempo de habilitação, sexo do motorista, modelo do veículo, local de residência, estacionamento, rastreadores e dispositivos de segurança que o carro possua
Além desses, outros fatores também impactam o valor do seguro e requerem atenção ao cotar. Optar por um preço mais barato pode significar deixar de lado algumas coberturas importantes, o que pode resultar em surpresas desagradáveis na hora de um sinistro. Entre esses fatores adicionais, estão:
- Cobertura: verificar se o seguro abrange apenas roubo e furto ou também inclui colisões e danos a passageiros, terceiros e outros.
- Guincho: verificar a quilometragem que está coberta pelo serviço de guincho.
- Carro reserva: verificar por quanto tempo você terá direito a um carro reserva em caso de sinistro.
Ao cotar o seguro, é essencial considerar todos esses aspectos para garantir que sua apólice atenda às suas necessidades e ofereça a proteção adequada.
Nunca minta para seu corretor na tentativa de reduzir o valor do seu seguro, pois isso pode causar sérios problemas e muita dor de cabeça no caso de um sinistro.
Sempre peça as propostas completas das seguradoras e não apenas os valores, para que possa comparar se todas as propostas cobrem os mesmos itens.
Assim que optar por uma seguradora, confirme novamente TODAS as coberturas assim que receber a apólice (por mais tentador que seja guardá-la assim que ela chega em casa). Se algo estiver diferente do que você contratou, essa é a hora de acionar seu corretor e pedir a correção.