pt en
+ -

HDI Seguros

Olá, sou a Sofia, atendente virtual da HDI. Por favor me conte no que posso te ajudar.

Novidades

Como o tênis beneficia crianças carentes

Publicado em 03/02/2020

Desde 2014, grandes tenistas do mundo desfilam seu talento na capital carioca durante o Rio Open, uma das principais competições de tênis do continente. Esse torneio se tornou uma oportunidade especial para acompanhar os novos nomes no esporte, incentivar o turismo local, além de oferecer a oportunidade jovens carentes mudarem de vida.

 

A prática dos esportes traz diversos benefícios, além da saúde física e mental, como incentivo à cidadania, disciplina, educação e gerando movimentação social onde é praticado. Se você procura se engajar e saber mais como o tênis beneficia crianças carentes com o Rio Open, esse texto é para você. Confira!

 

Esporte que beneficia o futuro

 

O Rio Open é referência na transformação social, apoiando diretamente cinco projetos sociais: Tênis Solidário, Tênis na Lagoa, Instituto Futuro Bom, Arremessar Para o Futuro e a Escolinha de Tênis Fabiano de Paula). 

 

De maneira geral, esses institutos recebem bolas usadas durante o torneio, material para o treinamento dos jovens, além de clínicas de tênis com a presença dos jogadores profissionais. Conheça mais sobre cada um desses projetos:

 

Instituto Futuro Bom


Uma das instituições apoiadas é o Instituto Futuro Bom, que atende mais 200 crianças por meio dos projetos Tênis na Escola, Tênis para Todos e Dentro e Fora da Quadra. Seguindo o modelo universitário americano, cada aluno é acompanhado de perto em relação ao rendimento escolar, participação nos treinos e cursos do instituto. A proposta é transformar a vida das crianças e desenvolver atletas profissionais. 

 

Escolinha de Tênis de Fabiano de Paula


Voltado à iniciação esportiva, a Escolinha de Tênis de Fabiano de Paula nasceu em 2015, por meio de uma parceria entre a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Seelje) e o atleta brasileiro Fabiano de Paula.

 

Com aulas em uma quadra de saibro na Rocinha, em São Conrado, na Zona Sul do Rio, o projeto conta com cerca de 200 alunos. Fabiano, que é morador da comunidade, inaugurou a quadra em novembro de 2012 contando com a presença do tenista sérvio Novak Djokovic, atual número cinco do mundo.

 

Tênis Solidário


Situado no bairro de Pilares, na Zona Norte do Rio, o Tênis Solidário foi idealizado pelo educador físico Artur Ricardo, em 2011. Oferecendo aulas gratuitas para 40 jovens, com idade entre 7 e 17 anos, o projeto oferece os primeiros contatos com a modalidade, além de apoio para famílias em situação de vulnerabilidade. 

 

Tênis na Lagoa


Tênis na Lagoa é uma iniciativa do professor Alexandre Borges, e existe desde 2003. Atendendo mais de 2500 crianças, o projeto mostra como o tênis beneficia crianças carentes e muda a vida de moradores da Cruzada São Sebastião, Vidigal, Rocinha, Parque da Cidade, Pavão-Pavãozinho, Cantagalo, Tabajaras e Rio das Pedras.

 

Arremessar para o Futuro 


Com o objetivo de transformar por meio do esporte e da educação, o Arremessar para o Futuro atua com crianças da comunidade do Terreirão (Recreio), Curicica e Jacarepaguá. Com treinamentos e preparação física, o projeto incentiva os atletas mirins a participarem do ranking brasileiro, e se aperfeiçoarem para uma futura bolsa de estudos em uma universidade fora do país.

 

Outros projetos 


Além dos projetos citados acima, o Rio Open ainda apoia duas outras ações: o Torneio Winners e o Núcleo Esportivo Rio Open (NERO). A competição entre jovens promessas, apelidadas de Winners, seleciona 80 jovens tenistas dos projetos atendidos e realiza um campeonato especial com todos. Além de receberem o troféu das mãos de campeões, como Dominic Thiem, os vencedores são convidados a assistir as partidas do Rio Open.

 

Já o NERO, beneficia em torno de 50 crianças, de 6 a 11 anos, da escola pública Roberto Burle Marx, localizado na zona oeste do Rio. Os jovens são supervisionados por profissionais capacitados, submetidos a exames médicos e recebem aulas especiais com grandes nomes do tênis. 

 

Torneio e compromisso social


As ações sociais já fazem parte do DNA do Rio Open, com iniciativas de grande visualização na sua região de atuação. Além de reunir as maiores feras do circuito internacional, possibilitando o contato com campeões do esporte, o torneio mostra como o tênis beneficia crianças carentes na cidade carioca.

 

Dúvidas?