pt en
+ -

HDI Seguros

Olá, sou a Sofia, atendente virtual da HDI. Por favor me conte no que posso te ajudar.

Novidades

Como reduzir o consumo de combustível no frio

Publicado em 11/08/2023

No inverno, precisamos de mais energia para manter nossos corpos aquecidos. Mas não é só o nosso organismo que precisa de cuidados para funcionar normalmente. Os carros também precisam de uma atenção especial e, em geral, costumam consumir mais combustível em dias frios, ou exigir mais da bateria, principalmente no caso de automóveis elétricos. Não é um boato, o consumo aumenta mesmo com as temperaturas baixas, mas você pode tomar precauções para que seu carro não te deixe na mão.

 

Mas o que faz com que os carros consumam mais combustível no inverno?

 

Em entrevista ao portal Auto Esporte, o professor Marcelo Augusto Leal Alves, do Departamento de Engenharia Mecânica da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), explica que as temperaturas abaixo de 10° C fazem com que a pressão de ar nos pneus diminua. Isso faz com que o veículo tenha um aumento da resistência ao rolamento e precise enviar mais energia para fazer os pneus rolarem.

 

aerodinâmica também é um fator, de acordo com o professor, pois no frio a densidade do ar aumenta e isso pode ser notado principalmente nas estradas, quando a velocidade dos carros costuma ser maior. O frio também deixa o óleo mais viscoso e, com isso, o automóvel gasta mais combustível para movê-lo dentro da caixa de câmbio ou do motor.

 

Carros elétricos também são afetados pelo frio?

 

Infelizmente, esse tipo de veículo também sofre com os dias gelados. Ainda de acordo com o professor Marcelo Augusto Leal Alves, o frio acarreta o aumento do consumo de bateria, já que os motoristas tendem a manter o aquecedor ligado. Mas não é só isso, as baterias também perdem mais carga em temperaturas baixas.

 

E por falar em aquecedor, é importante ressaltar que ficar muito tempo sem ligar o ar-condicionado, para economizar bateria, pode trazer problemas. De acordo com o portal Autopapo, o ar-condicionado é composto por peças móveis, mangueiras e componentes que precisam de lubrificação. Deixá-lo parado por muito tempo pode danificar essas peças e causar o vazamento de gás. Portanto, a dica é ligá-lo de duas a três vezes por mês, por dois a três minutos, garantindo seu funcionamento normal.

 

Preciso deixar o carro esquentar um tempo antes de sair?

 

Antigamente, essa prática era bastante comum, principalmente em automóveis a álcool. No entanto, isso não é mais necessário, já que a central eletrônica detecta a temperatura do ambiente e a do motor, fazendo com que ele funcione de acordo com as condições e modificando a mistura de ar e combustível.

 

E mesmo se esses cuidados falharem, você pode contar com os seguros HDI AUTO! Com eles, você tem uma central de sinistro, canais digitais e assistência 24h! E ainda pode escolher as coberturas que mais fazem sentido para o seu dia a dia. Para mais informações, entre em contato com seu corretor!

Dúvidas?