Conheça os benefícios de andar a pé
Publicado em 20/05/2021
Viver em uma “selva de pedra”, em que todo o tempo que se tem é escasso, não é fácil. E comodidade é o que não falta ao locomover-se de carro. Além disso, esse meio de transporte é confortável, rápido, fácil e possibilita chegar a diferentes lugares a hora que for preciso.
No entanto, como tudo na vida, o excesso pode pesar. E com a atividade de dirigir também não é diferente. Pensando nisso, trouxemos alguns dos principais benefícios de andar a pé, para que você possa avaliar se essa prática é adaptável à sua rotina. Confira!
Dados sobre a mobilidade urbana
Não impressiona dizer que a população brasileira está andando menos e tem tido sua saúde comprometida por isso. Para se ter uma ideia, em 2018, um estudo realizado por um app de transporte particular, apontou que, só na cidade de São Paulo, 42% de todos os deslocamentos de carro eram para destinos que ficam a menos de 2,5 km, distância que é bastante viável realizar a pé, em cerca de 30 a 40 minutos.
Se pararmos para pensar no habitual trânsito carregado de uma metrópole, como São Paulo, por exemplo, muitas vezes o tempo gasto ao fazer o trajeto caminhando pode até ser menor do que dirigindo ou de algumas opções de transporte público. Algo que os paulistanos já optam, de acordo com o resultado da pesquisa “Viver em São Paulo: Mobilidade Urbana”, realizada pela Rede Nossa São Paulo em parceria com o Ibope Inteligência. Em 2020, 76% disseram andar a pé para realizar atividades principais, o que representa o maior percentual desde 2015.
Vantagens de andar pé
Nem precisa dizer que andar mais ou menos 2,5 km por dia, por exemplo, traz incontáveis benefícios. Segundo o cardiologista Dr. Nabil Ghorayeb, a prática de atividade física regular diminui significativamente o risco de problemas de hipertensão, derrame cerebral, doenças cardiovasculares e outras como diabetes tipo 2 e alguns tipos de câncer. O hábito também ajuda a diminuir os níveis de colesterol, mantém a flexibilidade das articulações, fortalece os músculos, aumenta a resistência dos ossos, ajuda no transporte de oxigênio pelo sangue e melhora a circulação.
Vale dizer que é preferível que a caminhada seja ritmada e contínua. Ao longo do tempo, é possível acelerar com moderação, contanto que não corra e não fique cansado. Além dos benefícios indiscutíveis à saúde, o meio ambiente também ganha com a diminuição da emissão de gases poluentes, como o CO2. Outro ponto positivo de se deslocar a pé é construir uma outra relação com a cidade e com as pessoas.
Além da locomoção para ir trabalhar ou estudar, o ato de andar sem rumo pela cidade, conhecido como flanar, pode ser uma bela atividade de lazer, principalmente durante viagens para conhecer lugares novos. Por outro lado, flanar na cidade em que se reside não é uma experiência muito cogitada, possivelmente muito em função de se estar nesse cenário todos os dias.
Cuidados ao caminhar
Embora a experiência de flanar pelas ruas e bairros vizinhos seja reconfortante, existem alguns cuidados necessários para que se aproveite a experiência da melhor forma possível, como:
Faça alongamentos, principalmente caso queira de andar distâncias maiores;
- Use roupas confortáveis;
- Procure saber se o local em que está caminhando é tranquilo para esse tipo de atividade;
- Evite sair em horários em que o sol é mais forte;
- Leve uma garrafinha de água para se hidratar;
- Utilize tênis apropriado para caminhada;
- A qualquer sinal de desconforto no corpo, como dores, cãibra, falta de ar ou cansaço.
Pratique exercícios no dia a dia
Ao caminhar, seja como prática de exercício ou para se locomover no dia a dia, te permite conhecer locais que, possivelmente, você nem imagina que existam e estavam bem ali pertinho de você.
Então, na próxima vez que você precisar ir para algum lugar próximo, considere deixar o carro guardado em casa e experimentar os benefícios de andar a pé.