pt en
+ -

HDI Seguros

Olá, sou a Sofia, atendente virtual da HDI. Por favor me conte no que posso te ajudar.

Novidades

7 cuidados que todo motociclista precisa ter

Publicado em 04/08/2022

Independentemente da experiência e da quantidade de tempo pilotando motos, existem cuidados e atitudes que merecem ser relembrados e que são essenciais na proteção do motorista e das outras pessoas.

 

Abaixo, separamos uma lista de cuidados, equipamentos e dicas para uma direção mais tranquila segura. Confira!

 

  1. Mantenha-se visível no trânsito

    Para melhorar a visibilidade de outros motoristas em relação à sua presença, o capacete precisa de adesivos refletivos que, além de estarem na regulamentação vigente, auxiliam na sua identificação. As roupas, como calça, macacões e jaquetas, também podem ter esses detalhes que ajudam na visualização de outros motoristas.
     
  2. Cuidado com cruzamentos

    Respeitar a sinalização protege você e outras pessoas, além de evitar infrações. A pressa é inimiga da segurança! Respeite as faixas, placas e semáforos. Evite acelerar no sinal amarelo ou arrancar no verde, pois outros motoristas podem fazer o mesmo e acabar colidindo com sua motocicleta. 
     
  3. Utilize equipamentos de segurança

    Não importa se o trajeto é curto ou longo, piloto e passageiro precisam sempre utilizar capacete e roupas adequadas para andar de moto. Além da segurança, o uso de aparelhos de proteção está previsto em lei, e o não cumprimento pode render uma multa.
     
  4. Não faça ultrapassagens nas curvas

    Aguarde por um trecho reto para realizar uma ultrapassagem segura. Nas curvas, a sua visibilidade, assim como a de outros motoristas, fica mais limitada, principalmente em relação à pista contrária. Lembre-se também de não circular muito próximo a carros e caminhões para não ficar em pontos cegos.
     
  5. Mantenha atenção ao peso extra na sua moto

    Sempre que levar um passageiro na garupa ou utilizar baús (top case), tenha em mente que está com massa extra sobre o eixo traseiro. Isso modifica o comportamento da moto, que fica menos estável e precisa de mais espaço nas frenagens.
     
  6. Redobre atenção em locais molhados

    Reduzir a velocidade é necessário para não derrapar em pistas molhadas. Em caso de chuvas, principalmente as mais fortes, o ideal é parar em um local seguro e esperar que ela cesse. Já o piso molhado tem uma fina camada d’água que o pneu da moto não rompe, causando instabilidade e possíveis quedas. Por isso, é necessário fazer movimentos mais suaves e cautelosos.
     
  7. Garanta que a sua moto esteja apta a andar

    A revisão é essencial em todos os veículos. Ela garante que a motocicleta está segura para transitar. E, além das revisões técnicas periódicas, é preciso ficar atento a outros pontos, como calibragem do pneu, nível de gasolina, fazer a troca de óleo e revisão de feios no tempo indicado ou após a bater a quilometragem indicada. Em caso de dúvidas, fale com um mecânico!
     
  8. Faça um seguro para a sua motocicleta

    Todos os pontos mencionados acima, assim como tantos outros importantes, ajudam a manter a integridade da sua moto, sua segurança e de todas as pessoas que estão no trânsito.
     

Optar por um seguro, por exemplo, ajuda a proteger você, o garupa e a motocicleta em caso de imprevistos. A HDI, por exemplo, conta com o HDI MOTO, que possui uma extensa lista de vantagens, entre coberturas e assistências, que você pode saber mais acessando: HDI MOTO.

Dúvidas?