pt en
+ -

HDI Seguros

Olá, sou a Sofia, atendente virtual da HDI. Por favor me conte no que posso te ajudar.

Novidades

6 dicas de como conservar sua bicicleta

Publicado em 28/01/2021

Imagine você sentir o vento no rosto em um longo passeio de bicicleta enquanto cruza a cidade sem preocupação quando, de repente, um pneu fura, a corrente sai do lugar e os freios param de funcionar. Quem cuida diariamente da bicicleta sabe que prevenção é o melhor caminho para evitar acidentes e imprevistos como esses. Antes de cair na estrada com sua bicicleta, que tal ficar ligado nas dicas da HDI para preservar sua bike e evitar surpresas na hora do aperto?

 

  1. Faça limpezas regulares. 

    O melhor jeito de diminuir desgastes na bicicleta é realizar limpezas periódicas em todo o equipamento. Após uma forte chuva ou mesmo depois de uma trilha no meio do barro, é fundamental higienizar tudo com água. Mesmo que o trajeto ao trabalho não ofereça muitos contratempos para limpeza, a simples poeira do dia a dia pode diminuir a vida útil de algumas peças. Após a limpeza, é importante secar bem algumas partes da bike para evitar a oxidação e prolongar a vida útil do equipamento.
     
  2. Use lubrificantes adequados.

    Lubrifique regularmente os principais componentes da bicicleta, como a catraca de marchas, a corrente, os pedais e os rolamentos, utilizando um óleo apropriado. Isso aumentará a vida útil dos componentes e evitará a oxidação. Evite receitas caseiras com querosene, óleo de cozinha ou solventes improvisados. Em vez disso, consulte um mecânico de confiança para escolher a melhor marca de lubrificante e aplique apenas à quantidade necessária.
     
  3. Fique atento à pintura.

    A pintura é uma das principais aliadas no combate à oxidação da bicicleta. Sempre que você verificar danos, arranhões ou locais descascados, aplique uma nova camada de tinta imediatamente. Além de prevenir contra a ferrugem, ela ajuda a manter a aparência de mais nova. Caso não possua tinta fresca ou de cor semelhante, utilize esmalte comum, verniz para unhas ou uma base transparente para evitar danos maiores.
     
  4. Trabalhe na calibragem dos pneus. 

    Após pedalar sob condições extremas, como lama, fique atento também às pressões dos pneus, que podem perder calibragem. Se possível, aposte em medidores, que são baratos e oferecem um balanço completo em questão de segundos. A calibragem adequada é uma maneira simples de manter a bike com a sensação de nova.
     
  5. Fique de olho nos detalhes. 

    Além das rodas, outras partes como o guidão, câmbios, pedais e rolamentos merecem toda a atenção. Peças desreguladas ou frouxas podem provocar acidentes sérios, além do desconforto para dirigir. Faça revisões periódicas no aperto dos parafusos e carregue sempre uma chave de torque na mochila. Quem avisa amigo é: embora demorado, conferir todos os parafusos antes de sair é a garantia de um pedal sem surpresas.
     
  6. Cuidado na hora de guardar a bike. 

    É sempre bom lembrar que o local onde a bicicleta é guardada também influencia na preservação dela. Escolha sempre uma área adequada, como lugares fechados e secos, livres da umidade, sol, chuva ou vento. Se possível, opte por conservar a bike suspensa na parede ou teto, através de ganchos ou suportes apropriados.

    Mesmo que a bicicleta não seja usada diariamente, é importante estar atento aos reparos. A falta de manutenção pode ocasionar acidentes e aumentar o custo para o conserto. Esteja atento ao desempenho das peças e à conservação dos pneus, freios e peças de metal, que podem enferrujar após um período parado.
     

Com o HDI EM CASA, além de cuidar da sua residência, é possível contar com assistências exclusivas para ajudar na manutenção da sua bicicleta. A HDI oferece coberturas personalizadas e ampla assistência 24 horas.

Dúvidas?