pt en
+ -

HDI Seguros

Olá, sou a Sofia, atendente virtual da HDI. Por favor me conte no que posso te ajudar.

Novidades

7 dicas de como cuidar do carro parado na garagem

Publicado em 28/05/2020

A rotina do distanciamento social trazida pela pandemia de Covid-19 alterou permanentemente alguns de nossos hábitos. De acordo com uma pesquisa realizada pelo aplicativo Waze, a movimentação de veículos na cidade de São Paulo diminuiu em 72% desde o início da pandemia. Globalmente, a média de redução nos deslocamentos de carro é de 60%. Com isso, os automóveis têm ficado cada vez mais tempo em casa e, normalmente, parados sempre na mesma posição. Pensando nisso, separamos algumas dicas para você cuidar do seu carro:

 

  1. Por quanto tempo posso deixar meu carro parado?

    O consultor técnico Renato Ghetti explica que "até 15 dias parados, os sistemas como motor, transmissão e até bateria suportam sem problemas". No entanto, os mais conservadores recomendam ligar o carro, dar partida e ativar algumas funções básicas pelo menos uma vez a cada dois dias.
     
  2. O que fazer antes de parar seu automóvel por um longo período?

    Antes de guardar seu carro por vários dias, é recomendado fazer uma boa lavagem. Em períodos mais longos, especialmente se o carro for guardado em um local descoberto, sujeiras como folhas de árvores, poeira ou até mesmo fezes de pássaros podem corroer o verniz da pintura e criar manchas. Se for o seu caso, a melhor dica é investir em uma capa de proteção.
     
  3. Fique atento a garagens fechadas

    Ghetti aponta que a capa também deve ser usada com cautela, pois, dependendo da temperatura ou do local, a situação pode transformar o espaço em uma estufa, prejudicando a pintura ou acelerando o processo de corrosão de algumas partes do carro. Portanto, é importante estar atento à forma de proteger o exterior do seu veículo.
     
  4. Mantenha a limpeza do seu veículo

    A limpeza é fundamental para evitar o acúmulo de lixo e restos de comida no interior, pois eles podem causar odores que se tornarão difíceis de remover após um longo período. Além da limpeza, o abastecimento é outra preocupação importante, conforme garantido por Ghetti. Em média, os combustíveis conseguem suportar de dois a três meses no tanque sem prejudicar o sistema de injeção ou ignição na hora da partida.
     
  5. Atente-se aos freios

    Para os mais cuidadosos, os especialistas indicam um cuidado ainda maior com fluidos e peças de proteção, como os freios. Para evitar que alguns componentes grudem, uma recomendação é deixar o freio de mão solto. No entanto, nesse caso, será necessário apoiar o carro com calços ou travas. É extremamente importante ter muito cuidado ao realizar esse tipo de atividade
     
  6. Cuidado com a bateria

    Em casos de veículos mais antigos, que não possuam módulos eletrônicos, uma boa opção é desconectar os cabos da bateria, pois mesmo quando o veículo está parado, alguns itens continuam consumindo carga da bateria. Para modelos com transmissão manual, durante a limpeza, recomenda-se engatar todas as marchas. Já nos modelos com transmissão automática, é recomendado colocar a alavanca em todas as posições e movimentá-la para frente e para trás pelo menos uma vez.
     
  7. Faça a revisão constante do seu carro

    Quando for retomar a rotina de uso normal, não se esqueça de agendar uma revisão com o seu mecânico de confiança. É importante calibrar os pneus, abastecer com combustível novo e verificar o nível de óleo e líquido de refrigeração dentro do prazo recomendado para troca. Se você tomar essas precauções, evitará problemas futuros e prolongará a vida útil do seu carro.

 

Em casos de imprevistos, você sempre poderá contar com a segurança e facilidade do HDI Auto. Ele oferece assistência em qualquer situação, com atendimento disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. Para saber mais, fale com seu corretor ou acesse o nosso site

Dúvidas?