5 dicas de como manter o carro limpo
Publicado em 18/11/2019
Mesmo quem acaba de sair da concessionária lida com o dilema de manter o cheirinho fresco do carro. Embora possa parecer exagero para alguns, a limpeza é parte fundamental na manutenção e conservação do veículo. Decidimos, então, fazer um resumo de quais produtos e hábitos devem ser adotados no dia a dia para manter uma limpeza duradoura e eficiente.
Todo mundo concorda que é um pouco cansativo manter a higiene do automóvel, mas é fundamental realizar uma faxina semanalmente. O uso de aspirador, bucha ou qualquer esfregada já é suficiente para garantir a conservação das peças. Em alguns casos, os pequenos detalhes fazem a diferença, como a limpeza do porta-luvas, maçanetas, vidros e painel.
- Mude seus hábitos: É importante se atentar que alimentos, por mais minúsculos que sejam, precisam ser evitados no interior do carro. Embora seja cômodo e rápido, refeições no veículo geram migalhas que acumulam sujeira, podendo até mesmo atrair insetos. Se não houver como evitar comer dentro do carro, é importante estar munido de uma pequena sacola de lixo para descartar os resíduos adequadamente.
- Eduque a família: Quem possui crianças pequenas sofre ainda mais com a limpeza, principalmente dos bancos, porém reeducar a família ajuda a minimizar o problema. Além dos filhos, os pets também são responsáveis por resíduos no carro. Nesse caso, tenha sempre um kit de limpeza por perto quando transportar os bichinhos.
- Tenha cuidado com os tapetes e carpetes: Ambos tendem a ficar sujos facilmente devido aos locais acessados pelo carro ou pelo descuido dos passageiros. Procure fazer uma limpeza geral em ambos, pelo menos uma vez por semana, pois pedras, areia, sujeira ou qualquer resíduo podem facilmente ficar presos no material.
- Invista em alternativas para manter o bom cheiro: Embora existam diversas fragrâncias, os aromatizadores sozinhos podem não dar conta de todos os odores. Invista também em óleos e ceras específicas para a limpeza interna do painel, volante e bancos. Certifique-se de que esses materiais não deixem manchas e pesquise bem a forma correta de aplicá-los. Ao escolher as fragrâncias, tenha cuidado para não afetar pessoas mais alérgicas e evite combinar diferentes odores.
- Não se esqueça das lavagens: Além do cuidado interno, é imprescindível lavar e encerar a lataria sempre que possível. Há espumas específicas para cada superfície e coloração, por isso, tenha muito cuidado na escolha das marcas e pergunte sempre ao seu mecânico de confiança como proceder em cada caso.
Especialistas sugerem uma boa faxina por mês, já que a pintura pode ser prejudicada se entrar em contato com algumas substâncias com grande da frequência. Se a agenda anda apertada, mas sobrou dinheiro no fim do mês, invista na ajuda de um lava-rápido, que economiza tempo e evita a fadiga.