6 dicas de como se destacar como motorista de app?
Publicado em 09/09/2018
Todo mundo adora um elogio, mas quando ele envolve nossas práticas profissionais, é melhor ainda! Com o crescimento e popularidade dos aplicativos de transporte, muitos motoristas têm migrado para esse setor, transformando a forma como nos deslocamos no Brasil e no mundo. Para diferenciar o seu carro e receber recomendações dentro do aplicativo, organizamos uma lista com algumas dicas para você oferecer sempre um serviço cinco estrelas.
- Sempre peça avaliação dos seus passageiros: De forma geral, esses programas trabalham com avaliações dos usuários, focados na medição de rendimento e receptividade, buscando avaliar o atendimento e garantir a segurança de todos os envolvidos. Ou seja, cada viagem conta muito para o motorista garantir uma boa média, já que uma frequência de notas baixas pode acarretar a suspensão ou cancelamento dos serviços por parte da empresa contratante.
- Mantenha seu passageiro confortável: Tenha sempre um semblante amigável. Cumprimente o cliente com um "bom dia", "boa tarde" ou "boa noite", demonstrando cordialidade. Pergunte se a temperatura do ar-condicionado está adequada e se há preferência de música ou estação de rádio. Oferecer conforto e bom atendimento pode parecer pouco, mas é um fator essencial no desenvolvimento de uma boa relação comercial.
- Observe seu passageiro: Saiba avaliar o comportamento do seu passageiro, esteja aberto para conversar, caso necessário, mas também seja reservado se a situação exigir. Evite misturar problemas pessoais com os profissionais e respeite o jeito de cada usuário. Seja cortês com os mais velhos e ofereça orientações para quem está usando o aplicativo pela primeira vez.
- Ofereça guloseimas: Uma tendência entre os carros de aplicativos é a disponibilização de balas, doces ou água para os passageiros. Esteja atento à data de validade dos produtos e utilize um suporte de fácil acesso e manuseio para evitar problemas. Convide-os sempre a se servir e esteja aberto a sugestões de novos produtos.
- Atente-se à higienização do carro: Isso conta muito na hora de oferecer uma boa experiência durante o passeio. Procure fazer uma limpeza a cada parada e esteja atento ao lixo, farelos ou restos de alimentos deixados pelos passageiros. Se for o caso, use borrifadores de bom cheiro ou mesmo ionizadores de ar para eliminar odores muito fortes. Embora os trajetos possam ser curtos, ninguém merece uma viagem em um carro sujo ou malcheiroso.
- Foque no seu passageiro: Antes de sair pilotando, saiba as preferências do usuário. Questioná-lo se ele conhece uma rota mais simples do que a oferecida pelo app é uma boa prática. Deixe para o cliente a decisão do melhor caminho. Durante a viagem, é fundamental abandonar o celular. O profissionalismo e o cuidado com o trânsito também são fatores avaliados. Deixe de lado redes sociais, ligações e foque no trajeto. Não ande acima do limite permitido e evite movimentos bruscos, pois essas práticas podem despertar insegurança e atrapalhar sua avaliação. Além disso, lembre-se sempre de andar com o cinto de segurança afivelado e incentive os passageiros a fazer o mesmo, até mesmo no banco de trás.
Dica bônus:
Na hora de encerrar a corrida, procure sempre um bom lugar para estacionar. Questione o se há um local de preferência, certifique-se da segurança ao parar o carro para não haver infração ou multa e, antes do cliente sair do carro, certifique que ele não está esquecendo nada no carro e se despeça educadamente.