pt en
+ -

HDI Seguros

Olá, sou a Sofia, atendente virtual da HDI. Por favor me conte no que posso te ajudar.

Novidades

Dicas para evitar o câncer de mama

Publicado em 22/10/2019

Você possivelmente já se deparou informativos com dicas para evitar o câncer de mama. Essas informações tornam-se cada vez mais relevante pois o tumor na área das mamas é a segunda causa de morte mais comum entre mulheres no Brasil: são mais de 59 mil casos registrados anualmente pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA).

 

Confira abaixo algumas das principais formas para prevenir o surgimento dos tumores mamários! 

 

Mantenha uma alimentação saudável 


Uma alimentação balanceada, rica em frutas, verduras, legumes e leguminosas refletem positivamente na saúde do corpo e da mente. Muitos alimentos são ricos em vitaminas que, inclusive, ajudam no combate de células cancerígenas. Vale ressaltar também que uma dieta saudável ajuda a combater a obesidade, um dos fatores de risco que contribuem para o surgimento do tumor.

 

Pratique atividades físicas frequentemente

 

Apenas 30 minutos de caminhada ou mesmo alongamentos já ajudam na manutenção do peso, que é um regulador para a produção de estrógeno, um hormônio feminino ligado ao aparecimento de compostos cancerígenos. Outra boa prática é destinar parte da rotina para tomar sol por pelo menos 10 minutos diariamente, pois o contato com os raios solares aumenta a produção de vitamina D e reduz os riscos de desenvolver o câncer de mama. Mas reserve sempre os horários com menos incidência de raios UV, como o período de antes das 10h e depois das 16h.

 

Fazer exames regularmente:

 

Para quem chegou aos 50 anos é fundamental realizar o exame da mamografia a cada dois anos, além de realizar periodicamente o autoexame, especialmente aquelas que têm histórico da doença na família. Cerca de 80% dos casos são descobertos de forma preventiva, uma vez que o câncer é silencioso e sem sintomas no momento inicial.

Mas fique atenta também aos sinais do seu corpo, que indicam que algo não está certo, como: 

 

  • Caroço endurecido, fixo e geralmente indolor
  • Alterações no mamilo
  • Pele na região mamária avermelhada, retraída ou com aparência de casca de laranja
  • Surgimento de nódulos na região das axilas e/ou no pescoço
  • Sangramento e/ou secreções nos mamilos


O segredo aqui é sempre ficar atento ao seu corpo

 

O mais importante é cuidar da saúde e do bem-estar sempre. Esteja atento às datas dos exames regulares e sempre consulte um profissional especializado em caso de surgimento de qualquer sintoma. Essas dicas para evitar o câncer de mama também são informações contra a doença, que você pode e deve compartilhar com pessoas ao seu redor. 

Dúvidas?