Dicas para manter sua casa limpa e bem cuidada
Publicado em 26/06/2020
Lar, escritório, cinema, academia, restaurante… agora nossa casa é tudo isso e muito mais. Com a maioria dos estabelecimentos fechados e a recomendação de distanciamento social, nosso lar virou multifuncional durante a pandemia da COVID-19. Agora é o lugar em que trabalhamos, assistimos filmes, fazemos exercícios, preparamos nosso jantar, temos nosso momento de descanso, a lista é infinita.
Para te inspirar a cuidar de cada cômodo do local que você está passando mais tempo, separamos algumas dicas práticas e fáceis, como a gente gosta.
Vire seu colchão uma vez ao mês.
Alterne entre girar horizontalmente em 180 graus e também a parte de cima para baixo. Fazendo isso, seu colchão ficará mais nivelado, suas costas vão agradecer e a vida útil do colchão será prolongada.
Higienize o interior da geladeira.
Sendo um local que armazenamos alimentos, a limpeza da geladeira é imprescindível para preservar nossa saúde e não acumular sujeira nem mau cheiro. A dica é que você separe um tempo só para isso, já que a limpeza deve ser rápida para que os produtos não estraguem por estar fora do resfriamento.
Tire um dia do mês para resolver todas as pendências do lar.
Aquela lâmpada da cozinha queimada, a janela com o vidro trincado, a estante da sala que virou um guarda-bagunça, as capas de almofadas que estão sujas… São itens que ficamos adiando, mas quando temos a iniciativa de solucionar, vemos que não são difíceis como pensamos e dá à casa uma nova cara. E para te avisar nessa análise, você pode contar com a assistência de Inspeção Domiciliar do HDI EM CASA!
Desligue os equipamentos das tomadas durante chuvas fortes.
Essa é uma prática que pode evitar muitos prejuízos que não estavam previstos dentro do orçamento do mês, como comprar novos eletrônicos, caso a rede elétrica seja afetada.
Não deixe água parada.
Muito mais que higiene, é um cuidado com a saúde de toda a família. Dê uma olhada no seu quintal e área de serviço para retirar qualquer recipiente com água que possa ser local de proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue.
Retire o que você não usa mais.
Aproveite o tempo livre para fazer aquela limpa! Sabe aquela coberta guardada há anos que nunca sai do guarda-roupa? E aquele jogo de pratos nunca usado? Doar ou vender talvez sejam ótimas opções para desocupar espaços que poderiam ser mais úteis, além de ajudar outras pessoas que farão melhor proveito dessas coisas.
Todo mundo que mora na casa deve colaborar.
Seja homem, mulher ou criança, para que a casa fique organizada e limpa na maior parte do tempo, é essencial que a família toda ajude. É legal dividir as tarefas diariamente, assim não fica pesado para ninguém e, no final do dia, a casa está nos trinques.