pt en
+ -

HDI Seguros

Olá, sou a Sofia, atendente virtual da HDI. Por favor me conte no que posso te ajudar.

Novidades

6 dicas para seu passeio ciclístico

Publicado em 26/08/2022

De acordo com a pesquisa da Bicycle-Guide, existem mais de 40 milhões de bicicletas circulando somente no Brasil o que nos coloca em 4º lugar no ranking mundial. E quem não gosta de andar de bicicleta? Por incrível que pareça, existem pessoas que preferem outros meios, mas para quem pedala, é importante estar atento a algumas dicas de segurança. Por isso, trouxemos esse tema para você, ciclista, poder andar por aí tranquilamente. Vamos nessa? Então, coloque o capacete e vem com a gente!  

 

Quais equipamentos devo usar para andar de bicicleta?  

 

Antes de pedalar, é necessário utilizar alguns itens de segurança como: capacete, luvas, roupas adequadas para a prática (se esportiva), óculos, cotoveleiras, joelheiras e sapatos ou sapatilhas. Confira se os equipamentos estão em dia e sem defeitos. Para andar a noite, não se esqueça de faróis e adesivos refletivos. Garrafa d’água não é um equipamento de segurança, mas é bom ter. 

 

Quando devo revisar minha bicicleta?  

 

Pode não ser um veículo automotor, mas bicicletas também merecem atenção e revisão. Um bom check-up pode ajudar você a não passar por alguns apuros. É possível fazer manutenções básicas em casa, como passar graxa nas correntes, calibragem de pneus e limpeza. Agora, revisões específicas necessitam de um olhar mais apurado, por isso, é aconselhável levar sua magrela em um profissional a cada 6 meses. Como diz o ditado, é melhor prevenir do que remediar. 

 

Como planejar meus passeios e viagens?  

 

Passeios médios, longos e viagens devem ser planejados antes. Além dos equipamentos de segurança, prepare também o roteiro da sua pedalada. Onde pretende ir, qual o melhor caminho a se fazer, distância e tempo médio que pode levar até o ponto desejado. Importante verificar se há centros urbanos e pronto-socorro nas regiões em que pretende visitar. 

 

Onde trafegar?  

 

Equipamentos e bicicletas checados, rota definida, então, vamos lá! Mas não sem saber por onde pedalar. Nas vias urbanas, procure se manter em ciclovias, ciclofaixas. Caso não tenha essa possibilidade, mantenha-se no sentido da vida, sempre na direita e ocupando o meio da faixa. Em estradas, busque pedalar pelos acostamentos. Se não houver, ande pelas faixas de rolamento, sempre no sentido da via e do lado direito. 

 

Como trafegar de maneira segura?  

 

Sabemos que os veículos devem ultrapassar um cliclista com, pelo menos, 1,5m de distância. Mas quem está no guidom também deve manter um espaçamento para carros, principalmente os estacionados. Fazer isso, diminui a possibilidade de atingir e ser atingido por alguma porta que possa se abrir. 

 

Quais as vantagens de passear em grupos?  

 

Por último, mas não menos importante, procure grupos de ciclistas. Mesmo que você goste de pedalar só, para viagens, vá na companhia de amigos ou colegas. Existem várias equipes de ciclistas amadores que gostam de sair e desbravar os mais diferentes locais que, muitas vezes, são inacessíveis para veículos automotor, fazer parte de um time assim, é ter certeza de que terá companhia e apoio sempre! 

 

Com o HDI EM CASA além de cuidar da segurança do seu lar é possível conta com assistências exclusivas para manutenção da manutenção da sua bicicleta, como troca de pneus, quebra de corrente e até mesmo montagem de bicicleta. Fale com seu corretor e saiba mais. Se preferir, acesse: www.hdiseguros.com.br.

Dúvidas?