pt en
+ -

HDI Seguros

Olá, sou a Sofia, atendente virtual da HDI. Por favor me conte no que posso te ajudar.

Novidades

Diferentes modelos de bicicleta desde a invenção

Publicado em 23/02/2022

Se você já pedalou em algum momento da vida, certamente sabe que a famosa expressão “quem aprende andar de bicicleta nunca esquece” é verdadeira. Andar de bike é apaixonante e traz uma incrível sensação de liberdade.  

 

E se você tem curiosidade em saber mais sobre os diferentes modelos de bicicleta desde a sua invenção até os dias de hoje, vale a pena ler o material que preparamos!

 

Máquina Corredora  

 

Batizada como “máquina corredora”, a bicicleta do barão alemão Karl Von Drais, de 1817, é considerada a pioneira na história! Ela era feita de madeira, funcionava a partir do impulso dos pés e tinha o objetivo de servir como um meio de transporte mais barato e fácil de manter que cavalos.  

 

Primeiras bicicletas com pedais  

 

A invenção da bicicleta com pedais gera divergências. Isso porque ela é atribuída ao ferreiro escocês Kirkpatrick MacMillan em 1839. Contudo, alguns historiadores acreditam que o invento deva ser atribuído ao inglês Thomas McCall, 30 anos à frente, visto que não existem esboços do modelo de bicicleta anteriores a ele.  

 

Agita Ossos  

 

Os modelos de bicicleta dos anos 1860 ficaram conhecidos como “agita ossos”, por causa do chacoalhar de quem pedalava quando circulavam por ruas de paralelepípedos.

 

High Wheel  

 

Um dos modelos mais diferentes da nossa lista, a High Wheel possuía uma roda dianteira alta e a traseira menor. Por ser maior, as rotações levavam mais longe, além da dificuldade de manter o equilíbrio, já que a qualquer solavanco, o ciclista poderia cair de cabeça no chão.  

 

1890 e a mania de bicicletas  

 

Neste período, as bikes já eram uma mania entre as pessoas! Mais acessíveis graças aos pneus de borracha e quadro de diamante, elas já estavam prontas para a produção em massa. Em 1897, por exemplo, só nos EUA, havia mais de 2 milhões de bicicletas vendidas!  

 

1900 até os dias atuais  

 

Embora possamos contar mais de um século, pouca coisa mudou de lá para cá. As bicicletas ficaram mais leves, feitas de titânio ou fibra de carbono, com design que passou por poucas mudanças. E de 1950 para cá, houve expansão do ciclismo para modalidades como mountain bikes e o BMX, por exemplo.  

 

Mesmo sendo um item comum, é possível ver como a bicicleta mudou bastante até ganhar o formato e funcionalidade que conhecemos atualmente. Hoje, é possível encontrar os mais variados tipos de bikes, com modelos para quem deseja pedalar diariamente, para locomoção, por lazer e até como forma de se exercitar, contando com diversão e conforto.

 

E para que os passeios a duas rodas sejam seguros, além de libertadores, confira algumas dicas de como conservar a sua bicicleta lendo a matéria ou assistindo ao vídeo e saiba mais sobre o HDI EM CASA, o seguro residencial da HDI que conta com coberturas e assistências para quem tem bike!

Dúvidas?