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Entenda o vocabulário das startups!

Publicado em 04/09/2020

Orçamento, prazo de entrega, escritório compartilhado e identidade visual. Alguns desses termos já fazem parte dos escritórios corporativos em todo o país. No entanto, desde o início desta década, o crescimento exponencial de novos negócios voltados para o mercado de tecnologia, como as startups, transformou o cenário empreendedor no Brasil.

 

Além de impactar a economia, essas novas empresas introduziram novos termos, expandindo o vocabulário dos funcionários, coordenadores e gestores de todo o setor. Para se manter atualizado com essas mudanças e não se perder em uma reunião importante, fique atento a este dicionário que preparamos para você!

 

  • Aceleração: No mercado, algumas instituições de capital privado se especializaram em financiar startups, oferecendo a elas recursos financeiros adicionais, consultoria, treinamento e acesso a uma rede de relacionamentos com outros empresários. Essas empresas são conhecidas como aceleradoras, devido ao investimento que impulsiona o crescimento de uma startup.

 

  • Investidor: Nesse caso, trata-se de uma pessoa física que investe em startups, buscando obter participações societárias ou retornos financeiros com a transação. Geralmente, são profissionais experientes, com uma valiosa rede de contatos. Por outro lado, as incubadoras possuem propósitos muito semelhantes às aceleradoras, mas sua atuação está mais focada na contribuição acadêmica, tendo como objetivo o desenvolvimento do produto e não necessariamente o lucro. Em muitos casos, as incubadoras não realizam investimentos financeiros, mas oferecem suporte em termos de infraestrutura, materiais, funcionários, entre outros.

 

  • Budget: Quando falamos de orçamento (budget em inglês), é importante lembrar do termo capital de giro, que representa o montante necessário para sustentar a continuidade do seu negócio. Ele é fundamental para garantir a saúde financeira da empresa, manter os estoques, assegurar recursos e pagamentos, entre outros aspectos essenciais.

 

  • Benchmarking: Dentro de um negócio, é fundamental realizar pesquisas e observar o que é feito pela concorrência direta ou indireta. A essa atividade damos o nome de benchmarking, que consiste na identificação de características, como diferenciais competitivos, visando sempre melhorar ou estabelecer metas mais elevadas para o seu empreendimento.

 

  • Pitch: É um termo bastante popular que pode diferir um pouco do comum no ambiente corporativo tradicional. Normalmente interpretado como uma apresentação ou palestra, o pitch é, na verdade, uma demonstração objetiva e direta sobre um projeto ou ideia, geralmente realizada por uma única pessoa, com foco na venda do produto.

 

  • Growthhacking:  É uma das inovações trazidas pelas startups ao Brasil. A ideia por trás desse termo é identificar possíveis áreas ou espaços que devem ser explorados como oportunidades de crescimento. Esse modelo de negócio é amplamente utilizado em conjunto com o marketing de conteúdo, juntamente com estratégias e táticas específicas.

 

  • Funil de vendas: Nesse caso, estamos falando sobre a identificação da maturidade ou do potencial de conversão de um cliente. Essa atividade é amplamente utilizada pelo setor de vendas como base fundamental para o sucesso do produto ou serviço no mercado.

 

Depois desse resumo, você já está craque para as próximas reuniões e pode fazer bonito na próxima call, meeting ou até mesmo um pitch em frente a seus chefes.

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