pt en
+ -

HDI Seguros

Olá, sou a Sofia, atendente virtual da HDI. Por favor me conte no que posso te ajudar.

Novidades

Você já ouviu falar sobre a Estrada Real?

Publicado em 30/05/2018

Se você ama se aventurar em viagens e gosta de procurar roteiros, possivelmente já ouviu falar sobre a Estrada Real, a maior rota turística do Brasil. Passando pelos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, a estrada possui mais de 1.630 quilômetros de extensão.


E se ainda não conhece a Estrada Real, esse conteúdo é para você! Separamos algumas curiosidades sobre essa rota e esperamos que até o final da leitura, você considere conhecê-la!

 

Como começou a Estrada real? 

 

A estrada surgiu em meados do século 18, quando a Coroa Portuguesa abriu um caminho oficial para transportar ouro e diamantes até o litoral fluminense. Essas trilhas, que foram delegadas pela realeza, ganhando o nome de Estrada Real. 


No auge de seu funcionamento, estima-se que as rotas abrangiam 179 povoações, sendo 8 em São Paulo, 8 no Rio de Janeiro e 163 em Minas Gerais.

Hoje, a Estrada Real oferece 4 caminhos distintos, que são possíveis de conhecer, sendo eles: 

 

Caminho Velho 

 

Também conhecido como Caminho do Outro, foi o primeiro dos trajetos designados pela Coroa Portuguesa. Ele é conhecido por ligar Ouro Preto (MG) a Paraty (RJ). 

 

Caminho Novo

 

À época, era considerado o caminho mais seguro até o porto do Rio de Janeiro. Ele liga Rio de Janeiro (RJ), incluindo sua região portuária, a Ouro Preto (MG) 

 

Caminho dos Diamantes

 

Recebeu esse nome por conectar Ouro Preto a Diamantina, cidade em que a exploração de diamantes era comum. 

 

Caminho Sabarabuçu 

 

Liga Glaura (MG) a Catas Altas (distrito de Ouro Preto, em Minas Gerais), sendo considerado uma extensão do Caminho Velho. Também é conhecido pela sua bela paisagem e pelas lendas urbanas. 

 

Saia de casa protegido

 

A Estrada Real oferece infraestrutura para hospedagem e alimentação em todos os seus caminhos de forma a atender os turistas, desde os que desejam mais movimentação, até aqueles que procuram locais mais calmos para descansar.

 

Que tal aventurar-se pelos caminhos e explorar uma parte da história do Brasil? Não esqueça apenas de contar com um seguro de carro, como o da HDI,  para não ficar na mão em caso de imprevistos. 

Dúvidas?