pt en
+ -

HDI Seguros

Olá, sou a Sofia, atendente virtual da HDI. Por favor me conte no que posso te ajudar.

Novidades

10 jogos para fazer com crianças em casa

Publicado em 01/07/2022

Os tempos mudaram e o que prende a atenção das crianças hoje em dia também. Se você tem filhos em casa, você sabe que televisão, tablet, celular e computador são os novos apetrechos que consomem o dia a dia dos pequenos, enquanto antigamente, a vez era dos jogos de tabuleiro, peão, bolinha de gude e brincadeiras de rua.

 

Como equilíbrio é tudo e nada em excesso faz bem, que tal algumas sugestões de atividades para fazer com as crianças, desligando um pouco as telas e sem precisar sair de casa?

 

  1. Invente uma história



    A brincadeira consiste em cada um falar uma palavra ou uma pequena frase na sua vez, dando sequência ao que a pessoa anterior disse. Não precisa fazer sentido, a ideia é deixar a imaginação fluir e render boas gargalhadas.



     

  2.  Experimentos científicos



    Você pode encontrar vários exemplos de experimentos científicos fáceis e feitos com ingredientes que geralmente temos na despensa pela Internet. Ótimo para entreter as crianças e, ao mesmo tempo, ensiná-las sobre ciência de forma leve!



     

  3. Desenhar e pintar



    É comum os pequenos gostarem de brincar com lápis de cor, canetinhas e tintas, mas é ainda mais gostoso quando nos juntamos a eles. Afinal, passar tempo juntos é sobre criar conexão!



     

  4. Acampamento na sala



    É isso aí! Até dormir em um lugar diferente pode ser um entretenimento para as crianças, mesmo que seja na sala de casa. Você pode construir uma cabaninha com lençóis e travesseiros, usar sacos de dormir… Deixe a criatividade comandar!



     

  5.  Luz na passarela



    Separe algumas peças divertidas do guarda-roupa, como vestidos, chapéus e acessórios e deixe à disposição dos seus filhos para que eles organizem um desfile, com direito à música e aplausos. A risada é certa!



     

  6. Quem sou eu?



    Todos os jogadores se sentam em uma roda, escrevem o nome de um personagem de filme ou série, celebridade ou familiar em um papel e colam o papel na testa do seu amigo à direita, sem que ele veja o que está escrito. A cada rodada, as crianças fazem uma pergunta que pode ser respondida com “sim” ou “não” pelos outros participantes. Cada um tem uma chance de tentar adivinhar a sua personalidade.



     

  7. Hora da leitura



    Os benefícios de ter o hábito de ler são inúmeros, como desenvolvimento cognitivo, interpretação de texto, ampliação de vocabulário, maior facilidade em escrever e falar, entre muitos outros. Por que não incentivar essa prática tão saudável desde a infância? Construa esse hábito ao lado deles tendo um momento de leitura em alguma parte do dia.



     

  8. Ajuda na cozinha



    Desafie os pequenos com tarefas simples, com supervisão e longe do fogo e de objetos cortantes, na cozinha, como acrescentar ingredientes em uma receita, ajudar a sovar massas e lavar os alimentos, por exemplo.



     

  9. Stop



    Esse quase todo mundo já conhece! Para o jogo, precisamos apenas de papéis e canetas. A família definirá categorias, como cores, lugares, animais, comidas, carros e o que mais desejar. A cada rodada, uma letra é escolhida e o desafio é escrever uma palavra de cada uma das categorias que começa com a letra da vez. Quem terminar primeiro, grita “stop”. As palavras que apenas um participante usou ganham 10 pontos, as que foram repetidas, 5 pontos, e as categorias em branco ficam zeradas.



     

  10. Árvore genealógica



    Cartolina, lápis e borracha em mãos! Que tal criar uma árvore genealógica com as crianças? É uma atividade que ensina sobre o valor da família e a relação entre as pessoas que as amam.

Dúvidas?