pt en
+ -

HDI Seguros

Olá, sou a Sofia, atendente virtual da HDI. Por favor me conte no que posso te ajudar.

Novidades

6 Livros essenciais para todas as mulheres

Publicado em 04/03/2020

Todo mundo precisa de uns cinco minutos para si, não é mesmo? Relaxar fazendo um passatempo ou mesmo se distraindo com um bom livro. Neste Mês da Mulher, que tal ampliar seus conhecimentos com uma lista especial de mulheres escritoras, que debatem temas atuais, retratam grandes histórias de vida e ensinam sobre a posição da mulher na sociedade. 

Pensando nisso, trouxemos uma lista com 6 livros essenciais para todas as mulheres, que trazem histórias surpreendentes. Então vem com a gente nesse levantamento especial!
 

O Segundo Sexo

 

Para começar, nada melhor do que destacar uma das maiores autoras do século XX: a escritora francesa Simone de Beauvoir. Seu trabalho mais popular, “O segundo sexo” foi publicado em 1949 e continua sendo um clássico da teoria feminista. Combatendo o estigma de sexo “frágil”, a partir da construção social e histórica, a autora nos transporta para reflexões do “lugar” da mulher passando pela antiguidade, Idade Média e dias atuais. Uma análise que que só fica melhor com o tempo.

 

O Mito da Beleza

 

Outra obra fundamental sobre a condição da mulher e as “obrigações” impostas frente à sociedade é “O Mito da Beleza”, editado em 1990, pela estadunidense Naomi Wolf. Entendendo a beleza como uma qualidade fundamental em nossa cultura, a autora defende que essa questão estimula a competição, gerando ainda mais pressão e estigma por uma aparência ideal. Uma crítica construída por meio de exemplos em todos os períodos históricos que nos faz refletir como conceitos são criados e disseminados facilmente.


Vamos Juntas? O Guia de Sororidade Para Todas

 

Um dos termos mais ouvidos atualmente é a palavra “sororidade”, que propõe a união entre mulheres a partir da empatia e companheirismo na busca por objetivos comuns. Sob esse conceito, a jornalista Babi Souza criou o movimento “Vamos juntas” que une mulheres na luta pela redução de violências, abusos e assédios no Brasil. O projeto e toda sua história é retratado em “Vamos juntas? O Guia de Sororidade para Todas”, lançado em 2016.
 

Um Teto Todo Seu

 

Conhecida mundialmente pelos clássicos “Orlando”, “Ao Farol” e “Mrs Dalloway”, a inglesa Virginia Woolf chama a atenção pela extensa bibliografia e pela qualidade narrativa. Nossa dica de leitura vai para “Um Teto Todo Seu”, lançado em 1929, no a autora foi convidada para uma palestra sobre “Mulheres e Ficção” e o resultado desta apresentação, que detalha o escasso espaço que as mulheres encontravam à época para produzir literatura, gerou este ensaio, que foi sucesso de vendas e críticas.

 

Os Homens Explicam Tudo Para Mim

 

Quem nunca teve que lidar com um sermão desnecessário do sexo oposto que acha que sabe de tudo? Esse conceito é abordado na obra “Os Homens Explicam Tudo Para Mim”, escrito em 2015 pela americana Rebecca Solnit. A partir de exemplos pessoais, a autora detalha como a condição da mulher enquanto intelectual sempre foi inferiorizada ao longo da história. Um texto ácido e ao mesmo tempo divertido.

 

Persépolis

 

Para fechar a lista, que tal uma história em quadrinho? Com o crescimento do mercado editorial, surgiram ótimas opções de novelas gráficas em todo o mundo e nossa sugestão vem diretamente do Irã: trata-se de “Persépolis”, lançado em 2004, pela ilustradora Marjane Satrapi. Além de promover a desmistificação sobre a cultura muçulmana, o livro é um mergulho nas sociedades do Oriente Médio, especialmente, na condição da mulher, suas angústias, pressões e desafios.

 

Livros essenciais para mulheres escritos por mulheres

 

Não importa se contém 500 páginas ou apenas 50. O hábito de ler é um dos passatempos mais relaxantes que existe. Além de estimular a criatividade, nos ajuda a aumentar a concentração e o vocabulário. E lembre-se de valorizar as autoras femininas neste mês especial para as mulheres!

Diz para a gente qual título você incluiria nessa lista!

Dúvidas?