pt en
+ -

HDI Seguros

Olá, sou a Sofia, atendente virtual da HDI. Por favor me conte no que posso te ajudar.

Novidades

7 mitos e verdades para economizar combustível

Publicado em 26/09/2022

O consumo de combustível de automóveis pode gerar muitas dúvidas tanto para novos motoristas quanto para os mais experientes. Com o aumento do valor da gasolina, etanol e diesel, é comum que as pessoas busquem maneiras de tornar o veículo mais econômico para pesar menos no bolso. Entretanto, nem tudo o que as pessoas falam é verdade, podendo, inclusive, causar danos no carro e colocar a sua vida e de terceiros em risco.

 

Para ajudar a desmistificar e proteger você e as pessoas que estão no trânsito que destacamos mitos e verdades sobre a economia no consumo de combustível. Ficou curioso? Então continue lendo o material que preparamos!

 

  1. Dirigir com pneus murchos diminui o consumo de combustível?

    Mentira! Além de ser uma prática perigosa, prejudicando o veículo e colocando em risco o condutor, o pneu murcho tem mais atrito com a pista, consumindo mais para que o carro se movimente. Todos os pneus, inclusive estepe, devem estar devidamente calibrados. Fique atento!
     
  2. Manter o veículo com a revisão em dia reduz o consumo de combustível?

    Verdade. A revisão preventiva garante não apenas o funcionamento adequado do carro, de forma que ele rode nas condições ideais, como também reduz o consumo do combustível. O recomendado é que velas, bobinas, cabos, filtros de ar e combustível sejam checados periodicamente. O alinhamento das rodas também deve ser checado a cada 10 mil quilômetros rodados para evitar o atrito entre os pneus e a pista, que exige mais força do veículo para a movimentação.
     
  3. Andar com o carro pesado não interfere nos gastos do combustível?

    Mito. Fazer viagens, sejam elas de pequenas ou de grandes distâncias, com o carro mais pesado gera maior esforço para locomoção, logo, demandando mais combustível para rodar.
     
  4. Utilizar o ar-condicionado direto aumenta o consumo de combustível?

    Verdade. Nos dias mais quentes, é muito comum motoristas ligarem o ar-condicionado durante os passeios. Contudo, o sistema de refrigeração utiliza a energia do motor para o funcionamento do compressor de ar. Portanto, tem impacto direto no consumo do combustível, que pode aumentar em até 20% dependendo do modelo do veículo.
     
  5. Circular de janelas abertas na cidade gasta menos combustível?

    Verdade. E essa curiosidade tem tudo a ver com a anterior! Ao trafegar nas cidades, em que a velocidade é mais baixa, o ideal é desligar o ar-condicionado, abaixar os vidros e deixar o ar circular. Entretanto, quando se está na estrada e os dias estão mais quentes, o ar-condicionado é mais indicado, pois janelas abertas provocam resistência aerodinâmica, exigindo mais do motor.
     
  6. Acelerar de forma gradativa gasta menos combustível?

    Verdade. Ao trocar marchas com atenção, acelerar aos poucos e controlar a força do pé, você evita gastos desnecessários, melhorando o rendimento do combustível. Ao pisar fundo no acelerador, a rotação do motor é maior, além de ser uma prática perigosa.
     
  7. Colocar ponto morto nas descidas ajuda a reduzir o consumo do combustível?

    Mito. Desengatar o carro e deixá-lo “na banguela” em uma descida é uma manobra muito perigosa e coloca em risco a vida do motorista, passageiros e transeuntes, já que sem o auxílio do freio é mais difícil fazer paradas de emergência. Além disso, não há economia alguma no consumo de combustível! O carro em marcha entende que está em um declive e que não precisa fazer força para rodar.

    Conforme mencionado anteriormente, a redução do consumo de combustível está relacionada com boas práticas no trânsito e revisões veiculares constantes!

Conte com o HDI AUTO para ajudar a cuidar da manutenção do seu veículo e manter o funcionamento do seu carro em dia. Com esse seguro, você conta com diversas coberturas pensadas para atender diretamente à sua rotina, além de assistência 24 horas, sete dias por semana. Fale com o seu corretor de confiança ou, se preferir, acesse o nosso site!

Dúvidas?