Como motivar o empoderamento feminino no trabalho?
Publicado em 09/03/2020
Nenhum tema tem sido tão amplamente discutido no ambiente empresarial como o empoderamento feminino. Apesar de todos os avanços e incentivos, é alarmante constatar a persistência da desigualdade entre homens e mulheres na sociedade como um todo. No entanto, empresas de diversos segmentos estão cada vez mais empenhadas em desenvolver alternativas, programas e ações para reduzir ou eliminar esse problema dentro de suas equipes.
Em muitos casos, encontramos barreiras limitantes, como o preconceito. De acordo com um levantamento da FGV, o número de mulheres empregadas em 2021 é 20% menor em comparação com o número de homens, e desde 2012 a taxa de desemprego feminino tem sido superior à masculina.
Dentre as principais iniciativas para diminuir esse problema, destacam-se a inclusão das mulheres em programas de treinamento em organização e liderança, a busca pela remuneração igualitária, independentemente do gênero, e a eliminação de barreiras que impeçam o crescimento profissional das mulheres, como o preconceito.
Para que o empoderamento nas empresas se torne uma realidade, é necessário persistir nas ações, pois somente ao longo do tempo será possível observar resultados concretos. Tratar homens e mulheres de forma justa no ambiente de trabalho, respeitando e apoiando seus direitos, além de fortalecer a união da equipe, é fundamental para promover um ambiente saudável para todos. Além disso, é essencial reforçar o compromisso de eliminar qualquer forma de violência no ambiente profissional, seja ela verbal, física ou de assédio.
Ao contar com uma equipe diversificada, é possível ter acesso a diferentes opiniões sobre diversos assuntos, o que gera um ambiente rico em conteúdo, promove mudanças e estimula o crescimento, resultando naturalmente em impactos positivos. Uma empresa que adota práticas voltadas à equidade conquista atração, retenção e engajamento por parte dos colaboradores, o que leva ao aumento da produtividade e ao reconhecimento de talentos. Além disso, a pluralidade de vozes participando ativamente do processo criativo possibilita o desenvolvimento de novos produtos e serviços mais alinhados às necessidades do público-alvo.
Além de fortalecer o relacionamento interno com os funcionários já contratados, o mercado de trabalho tem valorizado de forma muito positiva as empresas que promovem o empoderamento feminino. Os consumidores também estão cada vez mais preferindo e divulgando negócios que defendem e respeitam determinadas causas.
A HDI está presente no mercado há mais de 40 anos e se empenha diariamente para garantir que seus escritórios ofereçam um ambiente de equidade para todos os funcionários. A empresa desenvolve programas exclusivos para a contratação e desenvolvimento de lideranças femininas. Para saber mais sobre como a HDI tem se posicionado em relação a esse tema, visite nosso site.