pt en
+ -

HDI Seguros

Olá, sou a Sofia, atendente virtual da HDI. Por favor me conte no que posso te ajudar.

Novidades

Multa de trânsito passa a ter desconto de 40%

Publicado em 24/03/2021

A partir de abril de 2021, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) vai receber atualizações. Entre as principais mudanças está o desconto obrigatório de 40% no pagamento de multas, novas datas para renovação e mais pontos na carteira.

 

De acordo com a Lei 14.071/2020, os órgãos do Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) agora devem permitir que o motorista infrator pague somente 60% do preço da infração, a partir de um sistema totalmente digital. Todo o processo de abatimento de 40% deve ocorrer apenas se o condutor quitar a infração no aplicativo do SNE. O novo aplicativo deve reduzir as despesas do motorista e agilizar o pagamento de multas.

 

Para conseguir o desconto integral, o infrator precisa fazer o reconhecimento do motorista e não apresentar recurso contra a multa, além de pagar a taxa até a data de vencimento. Em caso de qualquer descumprimento, o abatimento poderá ser de até 20% se o pedido for considerado procedente.

 

Porém, essa novidade só vai chegar para quem possuir a Carteira Digital de Trânsito, que conta com QR Code. Para se cadastrar no aplicativo, o motorista deve informar o número do CPF, e-mail, senha, número da CNH, código do RENAVAM e placa do veículo. Lembrando também que a solicitação de defesa prévia e o pedido para anulação da multa poderão ser feitos na mesma plataforma.

 

Além das multas, outra mudança está relacionada com o limite da pontuação por infrações, agora dividida em 20, 30 e 40 pontos. O limite de 40 só será permitido a quem não receber nenhuma multa gravíssima durante 12 meses. Em caso de multa gravíssima no período, o limite cai para 30; e o motorista que levar duas multas gravíssimas terá como pontuação máxima apenas 20 pontos.

 

Já o prazo de renovação também sofreu alterações e passa a ser dividido em três níveis: será de dez anos para motoristas com idade entre 18 e 49 anos; cinco anos para os com idade entre 50 e 69; e três anos para os motoristas com mais de 70 anos.

 

As mudanças foram avaliadas como bem-vindas por parte do público e também elogiadas por especialistas que acreditam que as novas medidas prestigiam os bons motoristas.

 

Gostou do conteúdo? Então, acompanhe nossas redes sociais para ficar por dentro de mais novidades! Estamos no: Facebook,  Instagram,  LinkedIn,  Twitter e YouTube.

Dúvidas?