pt en
+ -

HDI Seguros

Olá, sou a Sofia, atendente virtual da HDI. Por favor me conte no que posso te ajudar.

Novidades

Nova CNH: descubra o que mudará no documento

Publicado em 17/05/2022

A partir de junho de 2022, a nova CNH (Carteira Nacional de Habilitação) entrará em vigor, trazendo mudanças significativas em relação ao modelo atual e introduzindo novas formas de apresentar as informações. Além disso, conforme a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), o documento poderá ser emitido tanto no formato digital, por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito, quanto no formato impresso tradicional.

 

A mudança tem o objetivo de alinhar o documento com o padrão internacional, além de acrescentar dispositivos contra falsificações, como holograma e tinta especial que brilha na luz ultravioleta.

 

Quais as principais diferenças na nova CNH?

 

Confira abaixo algumas das principais mudanças que a carteira de motorista terá: 

 

  • Cores: o novo documento ganhará uma combinação de verde e amarelo, enquanto o antigo tinha predominância de tons de verde;
     
  • Assinatura: na versão nova, ela ficará depois da dobra, enquanto na antiga ela está localizada abaixo da foto;
     
  • Tabela: a grande novidade é a inclusão de um quadro com ícones de veículos, que acompanham o código das categorias em que o motorista é habilitado;
     
  • Observações: abaixo da tabela terá um espaço dedicado para informar possíveis restrições médicas e se o motorista exerce atividade remunerada;
     
  • Permissão para dirigir: o novo padrão será estendido para os motoristas com essa autorização temporária, concedida para iniciantes, identificados pela letra “P”, no lado superior direito do documento. 

 

É importante ressaltar que alguns pontos serão mantidos como QR Code, introduzido em 2017, e o prazo de validade vigorado em 2021, que passou a ser dez anos para motoristas com idade inferior a 50 anos, cinco para motoristas de 50 a 69 anos, e três para cidadãos de 70 a anos ou mais.

 

A nova CNH é obrigatória?

 

Sim, o documento será obrigatório para novos motoristas e para os condutores que fizerem a renovação da carteira de habilitação. Ou seja, a partir de julho, a emissão da nova CNH já estará disponível para quem tirar a carteira de motorista pela primeira vez, quem renovar a habilitação, pedir revisão de dados impressos ou solicitar a 2ª via.

 

Fique atento ao prazo de validade da sua carteira de motorista e acompanhe as informações sobre a nova CNH!

 

Dúvidas?