pt en
+ -

HDI Seguros

Olá, sou a Sofia, atendente virtual da HDI. Por favor me conte no que posso te ajudar.

Novidades

O que é averbação eletrônica?

Publicado em 22/04/2019

Com a internet, nosso cotidiano passou por diversas transformações. A compra de mercadorias, por exemplo, se tornou uma tarefa simples, e o comércio eletrônico revolucionou a forma como clientes e empresas interagem no mercado. No entanto, nada ficou mais fácil do que a averbação de cargas. Se você não está familiarizado com esse termo ou se ele já causou confusão só de lê-lo, preparamos um resumo explicando o assunto e sua importância para os negócios.

 

O que significa averbar?

 

A averbação é o ato oficial de registrar uma decisão do poder público. Ao contrário do registro em cartório, a averbação consiste na "oficialização" de uma sentença pelo poder público, como no caso de uma separação matrimonial, por exemplo.

 

O que é averbação de cargas?

 

Como estamos falando sobre o mercado de transporte, o significado é um pouquinho diferente. Aqui, nos referimos a declaração oficial da mercadoria em transporte, com todos os esclarecimentos sobre o embarque, a viagem, as especificações dos produtos, a quantidade e o valor. Essas informações são repassadas à companhia de seguros através de notas fiscais e das características das mercadorias.

 

Esses dados são primordiais para que toda a carga tenha a devida cobertura em caso de sinistro. Dessa forma, os prejuízos são minimizados, a gestão agradece e o cliente recebe o pedido esperado. Portanto, essa prática deve ocorrer antes do início da saída do veículo, já que alterações durante o embarque ou na entrega são desconsiderados em casos de imprevistos.

 

A averbação de cargas é obrigatória? 

 

Sim. A Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) definiu que todos e qualquer embarque devem ser averbados antes da saída do veículo, que é acompanhado de uma rigorosa sequência numérica.

 

Como fazer?

 

As formas de realizar o processo são duas: manual e eletrônica. A manual ocorre no site da seguradora e, em casos como a importação de produtos, esse registro é feito no Portal da Siscomex (Programa Portal Único de Comércio Exterior) através de um modelo de extração de dados.

 

O processo eletrônico é realizado a partir da integração dos dados do Sistema de Gerenciamento de Transporte (TMS ou Transportation Management System, no original), da transportadora e do sistema da seguradora. Hoje, há sistemas que permitem captura de dados direto na base do segurado e outros que permitem o preenchimento diretamente no sistema de emissão, seja em casos nacionais ou internacionais, para todos os modais (aquaviário, rodoviário, ferroviário e aéreo).

 

Como gestor, é fundamental estar atento para evitar prejuízos e identificar oportunidades de redução de despesas. O transporte de mercadorias envolve altos custos logísticos, especialmente quando há um alto índice de sinistros ou roubo de cargas em determinadas regiões. Portanto, ter um melhor entendimento sobre esse assunto possibilita um maior controle e agilidade no mercado.

 

HDI oferece o seguro HDI FROTA, especialmente desenvolvido para garantir a segurança da frota da sua empresa. Com coberturas personalizadas e assistência 24 horas por dia, sete dias por semana. Para obter mais informações, visite nosso site ou, se preferir, entre em contato com seu corretor.

Dúvidas?