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O que são os riscos excluídos?

Publicado em 05/10/2018

E como todo serviço terceirizado, a adesão a uma apólice depende de processos que envolvem, por exemplo, a avaliação de risco a ser protegido, o perfil do segurado, o tipo de cobertura escolhida, as assistências mais adequadas ao perfil do cliente, e, por fim, a assinatura do contrato.

 

Um fato recorrente é que nem todos os segurados têm o hábito de ler o contrato por inteiro. Uma das situações mais comuns é uma vista rápida pelo conteúdo ou apenas a leitura parcial dos itens, dando foco apenas aos riscos cobertos pelo contratante. No entanto, qualquer tipo de seguro, do residencial até o de vida, podem não ter algumas coberturas, os chamados riscos excluídos. 

 

O que são riscos excluídos? 

 

São “aqueles previstos nas condições gerais e/ou especiais, que não serão cobertos pelo plano”, segundo a Superintendência de Seguros Privados – SUSEP, principal órgão regulador do mercado

 

Em outras palavras, o item de Riscos Excluídos elenca todos os eventos que não terão cobertura em caso de sinistro. Vale ressaltar que são situações extremamente específicas, porém possíveis. Por exemplo, a cobertura básica de um seguro residencial pode não contemplar, entre outros itens, a indenização em casos de perdas ou danos por explosão de fogos de artifícios, quando estocados no local segurado.

 

Já um seguro veicular, por exemplo, pode ter como Risco Excluído de sua cobertura básica, os consertos efetuados sem a autorização prévia da Seguradora; a depreciação econômica do veículo por conta da remarcação de chassis; a indenização em caso de estelionato, apropriação indébita e furto mediante fraude; entre outras possibilidades.

 

Todos os seguros têm riscos excluídos? 

 

Sim. Vale ressaltar também que toda cobertura adicional conta com um item de Riscos Excluídos, ou seja, tem condições especiais que impedem a indenização em casos de sinistros. Quanto maior for a quantidade de coberturas e assistências contratadas, maior também deverá ser o cuidado e a atenção do segurado para com a leitura da apólice.

 

Conhecer por completo todos os itens da apólice é a melhor forma de aproveitar todas as vantagens que a proteção de um seguro pode oferecer. O conhecimento da informação é sempre acessível por meio do contrato e, sempre que surgirem dúvidas, os corretores devem estar à disposição para solucioná-las. Saber com profundidade tudo o que está coberto ou não evita desgastes em casos de sinistro e agilizam também o processo de indenização de vida.

 

Caso o segurado perceba qualquer procedimento conduzido pela seguradora que vá contar as cláusulas de seu contrato, pode acionar os canais de atendimento ao cliente, como SAC e ouvidoria.

 

Com um know-how de mais de 60 anos no mercado como especialista em seguro, a HDI conta com uma ampla gama de produtos e serviços que certamente se adequarão às suas necessidades e da sua empresa. Saiba mais sobre o HDI EMPRESA e demais produtos acessando www.hdiseguros.com.br, ou se preferir, fale com o seu corretor.

 

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