Organização para pagar as contas do começo do ano
Publicado em 21/01/2019
A lista normalmente é longa: IPTU, IPVA, uniforme, material escolar e por aí vai. Os primeiros boletos começaram a chegar e, se você se perdeu em meio a tantos gastos e não sabe qual a melhor forma de saldar cada despesa, a HDI te ajuda a ter um início de ano mais tranquilo e organizado.
Poupe o 13º salário
Antes de tudo, é fundamental adequar o dinheiro disponível às demandas necessárias, pois o foco neste período é zerar as contas e não ampliar o endividamento. Converse com a família e não faça grandes aquisições. Se sobrou alguma parte do 13º salário, reserve esse bônus para gerir as pendências da melhor maneira.
Fique de olho no que vale a pena pagar à vista ou parcelado
A principal dúvida nesta época está nas contas que devem ser financiadas ou quitadas. A dica é pensar de acordo com o orçamento disponível, sempre de olho no ‘custo-oportunidade’. O IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano), por exemplo, trabalha com variações de 3% a 7% de desconto à vista, de acordo com cada estado. Como este imposto varia de acordo com a localização geográfica do imóvel, frequentemente é apontado por especialistas como o ideal para ser fracionado. Porém, ao escolher essa opção, evite ao máximo empréstimos, o que pode piorar o valor dos juros.
Em alguns exemplos, como contas de valor inferior, a recomendação para zerar a dívida só deve ser efetuada se houver capital suficiente, assim todo o esforço não coloca no vermelho o cálculo dos próximos meses.
Qual o melhor momento para comprar material escolar?
Quando o assunto é o material escolar das crianças, o mais importante é conhecer melhor o mercado. Muitas exigências da escola nem sempre são utilizadas no começo do ano e, após o início das aulas, com o desenrolar do bimestre, o material cai de preço. Por isso, foque no essencial e, se for o caso, converse com a escola para se programar melhor.
Se preciso, ‘pechinche’ um pouco e aproveite para aumentar seu poder de barganha convidando outros pais de alunos a fazerem compras juntos, assim, fica mais fácil negociar valores próximos ao atacado.
Vale sempre relembrar o clássico conselho de que a pesquisa pelo menor preço é o melhor caminho para evitar custos desnecessários e gerar menos desperdício. Sem contar que essas compras devem ser feitas com calma. Nunca deixe para o final de semana que antecede a volta às aulas.
Planilhe tudo!
Acima de tudo, a palavra-chave para guiar seu ano é planejamento. Desenvolva uma planilha de gastos mensais e saiba que todo começo de ano carrega responsabilidades. Portanto, se você não se planejou para as despesas dessa época, inicie a programação do próximo ciclo cuidando do seu bem-estar financeiro.