Passo a passo para uma casa mais segura para idosos
Publicado em 31/03/2023
Se você mora com idosos ou já sente a necessidade de preparar o lar para a sua terceira idade, fique aqui com a gente para descobrir as modificações e os cuidados necessários para que a sua casa fique mais segura para os idosos.
Dicas gerais
Aqui, vamos conferir algumas dicas que podem ser consideradas para todos os ambientes da casa. Vamos lá?
Tapetes
Eles são lindos, mas também são craques em nos fazer tropeçar. No caso dos idosos, o enfraquecimento muscular e a falta de equilíbrio, unidos a um simples tropeço, poderiam causar um grave acidente.
Fios e objetos no chão
Está aí outro motivo de tropeço. Bora esconder todos esses fios e objetos que ficam pelo caminho!
Pisos antiderrapantes
Para evitar escorregões, também precisamos eliminar os pisos totalmente lisos de casa. Além disso, mesmo que o piso seja antiderrapante, é muito importante ficar de olho em áreas que possam estar molhadas e deixar de lado o enceramento do chão.
Altura certa
Deixar os objetos que eles usam no seu dia a dia à vista e à altura deles é essencial para que não se arrisquem subindo em bancos, cadeiras e escadas.
Iluminação
A iluminação fraca pode ser um problema, já que reduz ainda mais a nitidez da visão, podendo fazer com que o idoso tropece ou trombe em algo.
Móveis com pontas arredondadas
As quinas são grandes vilãs que podem causar sérios machucados, por isso, sempre opte por móveis com esquinas em formato arredondado. Se já tiver móveis com pontas afiadas, existem os protetores de quinas.
Sapatos
Sim, além de tomarmos os cuidados na casa em si, precisamos nos atentar ao tipo de calçado que o idoso utiliza em casa. Ele deve ser confortável e seguro nos pés.
Proteção cômodo por cômodo
Agora é hora de fazer a revisão em cada ambiente da casa!
Banheiro
- Invista em uma barra de metal para apoio dentro da área do chuveiro, que é geralmente bem escorregadia.
- Uma barra ao lado do vaso sanitário também é ótimo para facilitar o sentar e o levantar.
- Elevar a altura do assento é outra dica para dar mais estabilidade.
- O idoso costuma fazer os próprios móveis de apoio, por isso, certifique-se de que o gabinete e a pia do banheiro estão bem fixados na parede.
- Um conselho é que os idosos não tranquem a porta do banheiro para que, em qualquer emergência, eles possam ser socorridos rapidamente.
Cozinha
- Caso o idoso faça suas próprias refeições, tenha sempre uma cadeira na cozinha, para que ele não fique tanto tempo em pé.
- Evite panelas muito pesadas e com cabos que aquecem demais.
- É interessante que os armários, gavetas e prateleiras estejam, no mínimo, a 30 centímetros do chão para que eles não precisem se curvar tanto e, no máximo, a 160 centímetros para que eles não precisem de um banquinho ou escada.
Quarto
- Um colchão ortopédico é uma boa pedida para amenizar as dores nas costas e aumentar a qualidade do sono.
- Ao lado da cama, deixar um telefone – casos de emergência – e um interruptor para ligar a luz antes de se levantar é recomendável.
Sala
- Deixe a circulação entre os móveis mais livre possível.
Ufa, é muita coisa, né? Para facilitar e ter todos esses problemas resolvidos de uma só vez, você pode contar com a assistência Inspeção Sênior do HDI EM CASA, o seguro residencial da HDI Seguros.
Com a inspeção Sênior, você poderá ter:
- Orientação e dicas sobre cuidados domésticos. O profissional analisará os cômodos e indicará serviços que podem trazer melhorias para evitar acidentes domésticos;
- Remanejamento de móveis. Envio de profissional para remanejamento de móveis para evitar acidentes, dentro da própria residência, de um cômodo para o outro;
- Instalação de assento dentro do box conforme altura e tamanho necessário para adaptação (limite de 1 unidade);
- Instalação de barra de segurança no banheiro: mão de obra para instalação de barra de apoio para banheiro, vaso sanitário e/ ou box (limite de 1 unidade);
- Instalação de luz de emergência nos principais cômodos (limite de 5 unidades);
- Mão de obra para construção de rampas de acesso à residência próximos à porta de entrada, garagem e quintal (limite de 1 unidade);
- Serviços gerais: fixação de quadros, prateleiras, persianas, varal, objetos de
decoração, kit de banheiro, varão de cortina dentre outros (Limite de 05 unidades);
- Instalação de ventilador de teto: mão de obra para instalação do ventilador. Apenas instalação do aparelho, sem parte elétrica e alvenaria (Limite de 01 aparelho).
Para saber mais, clique aqui ou fale com o seu corretor!