pt en
+ -

HDI Seguros

Olá, sou a Sofia, atendente virtual da HDI. Por favor me conte no que posso te ajudar.

Novidades

Qual a melhor época para trocar de carro?

Publicado em 01/04/2019

Com o calendário repleto de lançamentos, paira uma dúvida na cabeça do consumidor: qual é a melhor época para comprar um carro zero? Reunimos os pontos positivos e os negativos de cada semestre, além de dicas para te ajudar na hora de barganhar por adicionais e acessórios.

 

Entre os defensores dos primeiros meses do ano, destaca-se a vantagem pelo investimento. Essa época é a preferida das montadoras para lançamentos ou atualizações de modelos tradicionais. Com isso, se você troca de carro com maior frequência, as chances de perder dinheiro na revenda são menores. Porém, é importante se atentar aos preços mais salgados desta época.

 

Para alguns economistas, o segundo semestre permite uma ampliação no poder de negociação. É comum encontrar em alguns meses, especialmente entre outubro e dezembro, descontos de até 15%. Isso se deve ao fato de as montadoras estarem iniciando a produção da próxima temporada, assim os estoques tendem a se esvaziar, gerando algumas promoções.

 

Porém, como ponto negativo, adiar a compra para o fim do ano aumenta a desvalorização do negócio na hora de revender. Outra dica é a compra na última semana do mês. Assim como o final de ano é especial para os vendedores baterem metas, o fim de mês também possui premiações e podem ajudar na hora de negociar um valor.

 

Em casos assim, é fundamental estar munido de informações sobre o setor. Portanto, pesquise desde o preço de tabela até os relatórios de vendas mensais, uma vez que se o movimento estiver fraco, a chance de haver descontos nas concessionárias será maior e pode render alguns benefícios.

 

Nestes casos, esteja atento às vantagens de cada situação. Opte pela instalação de algum adicional que auxilie na valorização do carro, como ar-condicionado, assentos de couro ou centrais multimídias. Há também cenários econômicos que envolvem receber o carro com o tanque cheio.

 

A principal dica para a compra é a negociação. Não seja imediatista, saiba avaliar o valor de mercado e fique atento aos prós e contras de cada ocasião, sempre trabalhando com o melhor para o seu orçamento.

Dúvidas?