Qual a melhor forma de organizar a casa?
Publicado em 28/08/2019
Quem nunca deixou de fazer uma receita por não localizar um produto? Ou mesmo não conseguiu usar uma blusinha numa festa especial, justamente por não achar aquela peça na hora de se arrumar? Para que sua residência fique organizada, preparamos um pequeno manual com dicas para arrumação dos móveis, utensílios e aparelhos domésticos.
- Otimização
A principal orientação entre todas deve ser a otimização. Busque analisar as funcionalidades, pois a principal função da organização é ganhar tempo e espaço para cada detalhe. A ideia é desenvolver a prática de guardar o que foi utilizado assim que a tarefa for concluída, pois se o local designado for facilmente acessível, esse hábito será assimilado ainda mais rápido.
- Escolha um cômodo para começar
Bom, que tal começar pela cozinha? Aqui é importante fazer uma gestão correta de alimentos e louça, especialmente dentro da geladeira e das gavetas, porém, também é fundamental ficar ligado nos frascos. Evite comprar recipientes de armazenamento antes de separar espaços disponíveis, ou mesmo antes de descobrir o que você realmente precisa armazenar. Deixe os utensílios frequentemente usados em lugares de fácil acesso, como armários e gavetas mais baixos.
- Organizadores fará a diferença no banheiro
Para os banheiros, uma ótima sugestão é abusar de cestas ou recipientes transparentes. É importante pensar na rotina antes de sair encaixotando itens. Pratique e pesquise sugestões de como dobrar toalhas e tapetes, além de verificar periodicamente a validade e estado dos produtos de limpeza e higiene pessoal. Para as mulheres, que adoram colecionar variedades de cosméticos e maquiagem, procure uma arrumação que facilite também a limpeza dessas áreas.
- Separe 10 minutos do seu dia para organizar a cama e o sofá
No quarto e na sala há muita coisa a ser feita. A primeira delas é sempre manter um hábito de arrumação, seja nas camas ou nos sofás. Tenha sempre em mente que menos é mais, e que é possível construir locais mais organizados com menos itens de decoração. Um espaço atrativo e ordenado, além de bonito passa uma ótima sensação de conforto e harmonia.
- Ganhe espaço nas paredes
A melhor forma de ganhar área e não perder a utilidade de algumas peças é investir em prateleiras e suportes de parede. Além, claro, das boas e velhas divisórias. Hoje, no mercado, há uma infinidade desses organizadores, com tamanhos diferentes, além dos ajustáveis, que se adequam a cada demanda.
- Organize também o lixo
Outra informação importante está na arrumação do lixo. Embora nos preocupemos pouco com os resíduos recicláveis e orgânicos, ter uma rotina regrada no descarte correto de materiais é fundamental para ordenar o lar. Além, claro, de ajudar o meio ambiente e toda a cadeia sustentável que separa e recicla o lixo.
Sempre faça um balanço periódico do que está sendo usado e recicle, doe ou jogue fora aquilo que está ocupando espaço e não possui funcionalidade. Separe presentes nunca utilizados, amostras de produtos de higiene pessoal e livros que não vá usar mais. Desapegar é uma atitude libertadora que pode ajudar e muito a organizar melhor toda a casa.