pt en
+ -

HDI Seguros

Olá, sou a Sofia, atendente virtual da HDI. Por favor me conte no que posso te ajudar.

Novidades

Saiba como estimular a autodisciplina dos pequenos

Publicado em 07/05/2021

Para amenizar essa sobrecarga e estimular a união familiar, é possível incluir os filhos nas atividades domésticas. De acordo com estudos da Universidade La Trobe, da Austrália, crianças que participam de tarefas domésticas têm mais chances de se tornar adultos bem-sucedidos, pois essas atividades têm impactos positivos em seu desenvolvimento, promovendo senso de responsabilidade e independência. 

 

É importante atribuir afazeres de acordo com a capacidade de cada criança, valorizando a autodisciplina e criando um cronograma com as atividades do dia a dia, que pode ser consultado pelos pequenos. A Dra. Marisol Sendim, pediatra e psicoterapeuta do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IPq/HCFMUSP), sugere separar as fases do dia, como na hora de acordar, tomar banho, escovar os dentes, vestir-se e tomar café da manhã. Veja algumas recomendações da médica: 

 

  • Como tornar a atividade doméstica mais prazerosa? 

    Para tornar as tarefas domésticas mais agradáveis para seus filhos, você pode criar jogos e tabelas de recompensa. Além de criar memórias incríveis, essas atividades também ajudam a desenvolver a coordenação motora e um senso de pertencimento e preservação do espaço em que moram.
     
  • O que fazer caso a criança se recuse a participar? 

    Entenda o tempo e o momento da criança, seja uma rede de apoio. Depois, explique os benefícios de manter a casa arruma, como por exemplo, mais tempo para brincar e assistir filme se a casa estiver organizada.
     
  • Por que devemos dividir as tarefas domésticas? 

    Além de evitar sobrecarregar os adultos, a participação de todos os membros da família nas tarefas domésticas ajuda a promover um lar mais aconchegante e harmonioso. É importante incentivar a igualdade de gênero e conscientizar meninos e meninas sobre a importância de colaborar igualmente para a construção de um lar feliz e equilibrado. Dessa forma, é possível contribuir para a construção de uma sociedade onde essa responsabilidade não seja exclusivamente atribuída à mãe.

 

Se você quer mais segurança e a tranquilidade de saber que sua casa está sempre protegida contra qualquer imprevisto, contrate o seguro HDI EM CASA. Ele possui coberturas personalizadas, além de amplos serviços de assistências 24 horas. Fale com seu corretor e saiba mais. Se preferir acesse: www.hdiseguros.com.br.

Dúvidas?