pt en
+ -

HDI Seguros

Olá, sou a Sofia, atendente virtual da HDI. Por favor me conte no que posso te ajudar.

Novidades

Como a tabela FIPE impacta o preço do seguro auto?

Publicado em 08/11/2021

Com a pandemia da Covid-19, muitos consumidores optaram pelo investimento em veículos seminovos e usados. Um dado que reforça esse padrão foi apontado pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) em 2021, que constatou um crescimento de quase 82% na compra desses carros, quando comparado com o mesmo período do ano passado. Foram mais de 990 mil unidades comercializadas em comparação às 546.538 de 2020.

 

A partir da retomada gradual das atividades comerciais, é possível que a produção de novos autos comece a esquentar apenas no primeiro semestre do ano que vem. Com isso, nota-se uma valorização nos preços dos carros usados, o que impacta diretamente no valor de ambos na tabela FIPE. E com ele, sobem também os seguros auto. Mas como isso acontece?

 

Bem, para desfazer esse nó, vamos começar do começo. No caso, a tabela FIPE é a sigla para Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, ou seja, uma organização sem fins lucrativos criada nos anos 70 para fornecer suporte a instituições de ensino e pesquisa, tanto públicas quanto privadas. Basicamente, a FIPE realiza levantamentos técnicos e gera indicadores econômicos e financeiros amplamente utilizados no mercado.

 

Um dos índices mais conhecidos é a tabela FIPE, que estabelece os preços médios de veículos anunciados por vendedores no mercado nacional, servindo como um parâmetro para negociações e avaliações. É importante lembrar que esses valores podem variar de acordo com a região do país, a conservação, a cor, os acessórios e outras características.  

 

Portanto, os valores estabelecidos pela tabela FIPE estão totalmente conectados com o valor do seguro de veículo. Essa relação se dá, especialmente, porque a indenização é paga considerando os preços levantados pelos especialistas da FIPE. Valorização e desvalorização de preços são comuns no mercado, portanto é fundamental estar atento à média nacional de preços automotivos, tanto de veículos novos, usados quanto seminovos da tabela FIPE.

 

Se desejar saber mais sobre a tabela FIPE, basta acessar o site da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. Lá, é possível verificar o preço médio de qualquer veículo, fornecendo apenas o modelo, marca e ano.

Dúvidas?