pt en
+ -

HDI Seguros

Olá, sou a Sofia, atendente virtual da HDI. Por favor me conte no que posso te ajudar.

Novidades

Você entende sobre torneios de tênis? Descubra!

Publicado em 03/02/2020

O tênis é um dos esportes mais famosos do mundo, sendo sucesso de público por onde passa. Neste ano (2020), por exemplo, o Rio de Janeiro recebe a sétima edição do Rio Open, um torneio que reúne grandes nomes do circuito internacional e ainda promove a inclusão social na cidade carioca. 

 

Se você já entende sobre tênis ou ainda não tem tanto conhecimento sobre o esporte, confira algumas informações e curiosidades valiosas para não ficar perdido(a) durante as trocas de saques!

 

Informações relevantes sobre torneios de tênis 

 

As competições no tênis são chamadas de “abertos”, por isso o nome Open no título do torneio. Além disso, o Rio Open é conhecido como um ATP 500, que é o valor em pontos que o vencedor leva no ranking internacional.

 

Os abertos de 500 pontos são a terceira categoria mais importante do circuito, ficando atrás apenas dos famosos Grand Slams: o Aberto da Austrália; o Aberto da França (Roland Garros); o Aberto da Inglaterra (Wimbledon); o Aberto dos Estados Unidos; e dos Masters 1000.

 

Vencedores dos torneios de tênis

 

O feito de vencer todos os slams, pelo menos uma vez na carreira, é uma das ambições dos principais profissionais ao longo do globo. No masculino, apenas oito homens venceram os quatro Grand Slams (Fred Perry, Don Budge, Rod Laver, Roy Emerson, Andre Agassi, Roger Federer, Rafael Nadal e Novak Djokovic). Entre as mulheres, dez tenistas conseguiram o feito (Maureen Connolly, Doris Hart, Shirley Fry Irvin, Margaret Court, Billie Jean King, Chris Evert, Martina Navratilova, Steffi Graf, Serena Williams e Maria Sharapova)

 

No saibro sagrado de Roland Garros, o Brasil subiu ao alto do pódio da chave masculina três vezes com Gustavo Kuerten. Campeão em 1997, 2000 e 2001, além de um título em 1994 no torneio de duplas juvenis, ao lado do equatoriano Nicolas Lapentti, Guga é considerado um dos principais jogadores do piso, que privilegia verdadeiras “maratonas” com partidas variando entre 4 e 5 horas. Devido aos inúmeros feitos na competição, em 2018, a Federação Francesa de Tênis anunciou que Guga seria o primeiro embaixador mundial de Roland Garros.

 

Regulamentos

 

Alguns torneios contam com regulamentos diferentes, podendo variar de melhor de três e cinco sets. Torneios como Wimbledon, o mais antigo em atividade (1877), não possui tie-break no último set, sendo necessário que o vencedor abra dois games de vantagem.

 

No tênis a contagem de pontos é um pouco diferente, sendo contados em 0-15-30-40-game e, em cada game, apenas um atleta pode sacar. O set termina quando alguém atingir seis games ou, em caso de empate, entre seis e seis, quando alguém triunfar no tie-break. Ao todo são necessários três ou cinco sets para vencer uma partida, dependendo do regulamento do torneio.

 

Além das regras diferentes, alguns torneios possuem restrições de vestimentas. No caso de Wimbledon, por exemplo, que é disputado sob a grama, todos os tenistas devem usar shorts e camisetas brancas, uma tradição cumprida desde 1877. Além do piso gramado, existem outras duas opções nos torneios mundiais: os pisos duros, feitos de um material emborrachado, e os torneios de saibro, uma espécie de terra batida - que é o piso oficial do Rio Open 2020.

 

Chegou a hora de torcer para o Brasil 

 

Bom, agora que você está craque nas curiosidades desse esporte que é sucesso em todo mundo, fique ligado no maior torneio de tênis da América do Sul, o Rio Open 2020. 

 

Com nomes como Dominic Thiem (nº 5 do mundo), Matteo Berrettini (8º), Diego Schwartzman (14º) e Borna Coric (28º), além dos convidados Felipe Meligeni, Thiago Monteiro e Carlos Alcaraz, o torneio promete esquentar o Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro, entre os dias 15 e 23 fevereiro de 2020. Acompanhe!

Dúvidas?