5 dicas para proteger sua casa em época de chuva
Publicado em 26/03/2024
O Brasil é um país de clima tropical, ou seja, entre suas características climáticas estão os registros de altas temperaturas e o grande volume de chuvas.
No verão, que compreende os meses de dezembro a março, é possível identificar mudanças repentinas do tempo, ocorrendo as conhecidas chuvas de verão (ou convectivas), ocasionadas por uma combinação entre calor e umidade. Esse fenômeno ocorre, geralmente, no fim de tarde, com rapidez e intensidade, causando transtornos como enchentes e quedas de árvores.
Embora as condições climáticas estejam além do nosso controle, é possível adotar precauções para proteger nossos lares. Com esse objetivo, compartilhamos algumas dicas simples para evitar complicações durante a temporada chuvosa. Confira!
Faça vistoria antes do período de chuvas
Iniciando pelo item mais óbvio, mas, talvez, um dos mais importantes para não ser surpreendido negativamente: procurar em toda a residência por possíveis problemas. Isso porque chuvas anteriores podem ter dado sinais de que algo não está certo, como umidade nas paredes, mofo e bolor causados por pontos de vazamento, por exemplo.
A qualquer evidência de que algo não está correto, busque ajuda de um profissional para realizar os reparos. Dessa maneira, você evita complicações quando os períodos chuvosos se iniciarem.
Cuidados com árvores
Se nos períodos mais secos as árvores ajudam a aliviar o calor oferecendo sombra fresquinha, nas épocas de chuva elas são motivo de preocupação, principalmente se não recebem os cuidados necessários.
Se você possui uma árvore na sua casa, fale com um técnico para avaliá-la e, caso seja necessário, realizar a poda de galhos que podem se quebrar com a chuva e vento. Se ela fica na calçada do seu lar, busque ajuda da prefeitura da sua cidade para fazer essas ações.
Feche janelas e portas
Uma dica simples, mas que pode evitar grandes estragos! Ao sair, garanta o fechamento adequado das portas e janelas do seu lar, principalmente se o período distante for longo. Dessa maneira, você reduz riscos de danos internos, além de possíveis emergências.
Atenção à limpeza de calhas e ralos
Ao realizar a higienização desses itens, você evita o acúmulo de sujeiras que podem obstruir o fluxo da água da chuva, prevenindo o transbordamento das calhas e inundações internas por meio dos ralos.
Retire aparelhos eletrônicos da tomada
Desconecte eletroeletrônicos, como máquinas de lavar, televisão e computadores, para prevenir danos causados por curtos-circuitos durante chuvas intensas.
Seguro residencial para tranquilidade financeira
Em situações climáticas adversas, como chuvas intensas, os riscos de danos à propriedade aumentam substancialmente. Por isso, dicas como as listadas acima se tornam tão importantes! Contudo, imprevistos ainda podem acontecer. E é para que você tenha mais tranquilidade nesse momento que um seguro residencial entra em cena.
Além de prover assistência financeira para reparos, o seguro residencial também oferece tranquilidade aos moradores, permitindo que enfrentem os desafios climáticos com maior segurança e proteção. A HDI, uma das maiores seguradoras do país, possui um extenso know-how quando o assunto é oferecer segurança para lares com o seu produto HDI EM CASA, seja uma casa habitacional, de veraneio ou apartamento. São diversas coberturas e assistências 24h voltadas tanto para a estrutura da sua residência, quanto para bikes e até proteção para pets. Conheça!