Veja como apoiar uma pessoa a enfrentar o câncer
Publicado em 02/02/2024
Falar sobre câncer pode ser considerado por muitos um tema delicado, entretanto, essa questão deve ser abordada com responsabilidade para a disseminação de informações de qualidade.
Apenas no Brasil, são esperados aproximadamente 704 mil novos casos da doença entre 2023 e 2025, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). O tumor maligno de pele é o mais comum entre os brasileiros, representando 31,3% do total de casos, seguido pelo câncer de mama feminino (10,5%) e próstata (10,2%). Por isso, ações que facilitam essa comunicação entre especialistas e o público em geral, abordando temas como prevenção e tratamento, como Outubro Rosa, Novembro Azul e Dezembro Laranja, são extremamente importantes.
Ao observarmos esse panorama, também é fundamental dialogar com outro público envolvido no tratamento: a rede de apoio do paciente oncológico. Esse termo refere-se às pessoas próximas ao paciente, como familiares e amigos, que o acompanham durante a batalha contra a doença.
Ter companhia auxilia o indivíduo que recebeu esse diagnóstico a manter a força e esperança para enfrentar a doença. Se você tem dúvidas sobre como ser um suporte para as pessoas do seu convívio que estejam em tratamento oncológico, destacamos 4 pontos que podem te orientar. Confira!
- Busque saber como a pessoa está se sentindo
Não é sempre que o indivíduo estará disposto a discutir sobre a doença ou o tratamento. É necessário ter paciência para entender seus sentimentos e demonstrar que está presente nesse momento.
- Dedique uma parte do seu tempo
Proporcionar momentos de qualidade ajuda o paciente a se distrair e ter um intervalo de descontração. Conversar sobre temas que ele(a) gosta e incentivar a participação em atividades em conjunto, desde que esteja ao alcance, contribui para gerar emoções positivas.
- Demonstre disponibilidade
Colocar-se à disposição é uma maneira importante de mostrar que está presente, seja acompanhando durante o tratamento ou disponível para uma conversa. E caso não saiba como pode ajudar, seja sincero(a) e admita que não sabe o que fazer. Ser honesto(a) e, ainda assim, estar disponível, evidencia que você está ao lado da pessoa.
- Evite a sobrecarga de informações
Abordar certos temas pode ter efeitos adversos em um paciente oncológico, mesmo que a intenção seja positiva. É necessário compreender que nenhum tratamento ou pessoa é igual, e as abordagens para tratar a doença podem variar. Evite opinar sobre as medidas adotadas; reserve essa função ao médico especialista responsável pelo acompanhamento.
- Juntos, somamos mais força!
Lembre-se de que, além do paciente, as pessoas da rede de apoio, principalmente as mais próximas, também podem necessitar de auxílio durante esse período.
Se este é o seu caso, busque conversar com pessoas próximas ou procure apoio de um psicólogo para também ter auxílio durante o enfrentamento da doença.